Blog Educação Ambiental, Acessibilidade
e Inclusão Social

< Voltar

Parque Ecológico Imigrantes lança material educativo para escolas

Com o objetivo de fortalecer a educação ambiental de escolas públicas e privadas, o Parque Ecológico Imigrantes (PEI) desenvolveu um material exclusivo voltado para instituições de ensino interessadas em proporcionar aos alunos − a partir do 4º ano do ensino fundamental − uma experiência transformadora em meio à natureza.

O conteúdo apresenta os principais atrativos do parque e detalha como a visita contribui para o currículo escolar, promovendo consciência ecológica, interdisciplinaridade e protagonismo juvenil.

Localizado no coração da Mata Atlântica, o PEI oferece uma estrutura completa para receber estudantes a partir do 4º ano do Ensino Fundamental. O percurso monitorado tem duração de 2h30 e cobre 2 km de trilhas temáticas com nível fácil, permitindo que os alunos explorem a biodiversidade local de forma segura e interativa.

O documento elaborado para as escolas inclui os objetivos da visita com itens como, aprendizado interativo, estímulo à ciência e cultura, contemplação sensorial e inclusão.

O formato da monitoria atende grupos de até 10 alunos por monitor. O percurso possui trilhas temáticas e atividades sensoriais que resultam em interdisciplinaridade entre ciências, geografia e história, além de incentivo à construção de um futuro mais sustentável.

Entre os temas abordados estão espécies da fauna como o bicho-preguiça, macaco bugio, quati, serpentes, sapos e peixe guaru, com explicações sobre hábitos e ecossistemas. Sobre a Flora, destaque para a juçara, araçá, manacá-da-serra, bromélias e samambaias, com curiosidades botânicas.

Já quando o assunto é a sustentabilidade, o material traz os painéis solares, turbina eólica, madeira plástica reciclada, gestão de resíduos e a filosofia Mottainai. Com relação à água, os alunos poderão aprender sobre reaproveitamento da chuva, lagos artificiais com peixes nativos e plantas filtrantes.

Outros temas abordados são os banheiros ecológicos do parque, que possuem o tratamento dos efluentes por meio de fossa séptica biodigestora e do jardim filtrante natural. O viveiro de mudas também foi lembrado, com o projeto Sementes de Valor de mudas nativas para reflorestamento.

A visita ao meliponário com abelhas sem ferrão e jardim polinizador são parte do aprendizado. O PEI reúne ciência e cultura por meio da parceria entre o Instituto de Ciências Ambientais da Unifesp e a história da Fundação Kunito Miyasaka no Brasil, mantenedora do parque.

O parque conta com passarelas elevadas, elevadores, trilha sensorial e funicular, garantindo acesso a cadeirantes, pessoas com mobilidade reduzida e deficientes visuais. A infraestrutura foi pensada para que todos os alunos possam vivenciar a experiência de forma plena.

Convite às escolas

O Parque Ecológico Imigrantes convida escolas públicas e privadas a agendarem suas visitas e utilizarem o material como apoio pedagógico. A proposta é oferecer uma aula viva, onde ciência, cultura e natureza se encontram para inspirar atitudes sustentáveis e formar cidadãos conscientes.

Para agendar sua visita no site : www.parqueecologicoimigrantes.org.br

< Voltar