TUCANO DO BICO VERDE

A Mata Atlântica é um local rico por sua variada e exuberante fauna e flora. É um berço de espécies de aves maravilhosas como as da família Ramphastidae ou simplesmente os chamados tucanos. No Parque Ecológico Imigrantes (PEI) é possível avistar, com sorte, algumas espécies, entre elas, as do Bico Verde, que é nativa do Brasil. Essa espécie apresenta como característica principal, além do bico verde, o papo e peito amarelos, o contorno dos olhos e a barriga vermelhos e o corpo todo preto. Um espetáculo de cores.

Por estar próximo do início da Serra do Mar, no sentido litoral,  o PEI é um dos ecossistemas ideais para a sobrevivência de boa parte das cerca de 30 espécies de tucanos que existem na natureza. Os de bico verde vivem em áreas montanhosas da Mata Atlântica e regiões de planalto. São avistados em pequenos bandos e se alimentam de frutos, artrópodes e pequenos vertebrados, sendo que, com frequência, alimenta-se de filhotes e ovos em ninhos de outras aves.

Os tucanos de bico verde fazem ninho em espaços ocos de árvores. O macho costuma aumentar a cavidade do ninho e cortejar a fêmea trazendo alimento e fazendo exibições: balança a cauda e ergue a cabeça para impressionar. O papel de defensor do ninho cabe também ao macho e a fêmea bota de 2 a 4 ovos incubados durante 18 dias.

Referências: wikiaves https://www.wikiaves.com.br/wiki/tucano-de-bico-verde

casadospássaros.net https://casadospassaros.net/tucano-de-bico-verde/