O CONCEITO MOTTAINAI DESENVOLVIDO PELO PARQUE ECOLÓGICO IMIGRANTES
Mottainai não é apenas uma palavra ou expressão antiga que o povo japonês utiliza quando alguém desperdiça algo. É uma ideia, um conceito, uma filosofia de vida, presente no DNA do Parque Ecológico Imigrantes. A filosofia Mottainai ajuda a entender a forma como os japoneses pensam e se relacionam com o meio ambiente.
APRENDER A RECONHECER O VALOR DE TODOS OS RECURSOS E A PARTIR DISSO APROVEITAR TUDO COM RESPEITO, GRATIDÃO E SEM DESPERDÍCIO SÃO OS PRINCIPAIS VALORES DA MOTTAINAI.
O Parque Ecológico Imigrantes, por meio do pensamento Mottainai, traduzirá muito dos valores contemporâneos, ao propiciar e assimilar as necessidades em aplicar e utilizar da melhor forma possível os recursos para criar um novo modo de lidar com as situações do cotidiano por meio da educação ambiental, redução de custos e aprimoramento do capital humano.
Para empregar o conceito com sucesso, o Parque Ecológico Imigrantes, em conjunto com os parceiros institucionais irão promover os "4R's":
- Reduzir o desperdício
- Reutilizar recursos finitos
- Reciclar o que for possível
- Respeitar o bioma e as pessoas
Como o Parque aplica os 4 R's
do Conceito Mottainai
Reduzir
A General Eletric (GE) desenvolveu para o PEI um projeto especial de iluminação com o objetivo de gerar um gasto racional de energia elétrica. Além disso, grandes áreas envidraçadas irão permitir iluminação natural.
-
Estação de tratamento de água
-
Utilização de materiais recicláveis
-
Mudas compensação ambiental
Reutilizar
Uma estação de tratamento irá tornar a água utilizada nos banheiros e, demais dependências, reutilizável, que poderá ser devolvida à natureza sem causar danos. Mudas foram replantadas e um viveiro dará origem a outras geradas por meio de sementes encontradas no parque.
-
Estação de tratamento de água
-
Manejo florestal
-
Reaproveitamento de bambus
Reciclar
Utilização de materiais recicláveis na construção como a madeira reciclada, aço e ferro nas construções.
-
Portal de recepção
-
Utilização de materiais recicláveis
-
Baixo impacto no terreno
Respeitar
O terreno foi preservado, inclusive nas fundações do solo. Passarelas foram construídas sobre pilotis para causar a menor interferência no terreno original. Como forma de respeito ao ser humano, itens foram desenvolvidos para permitir acesso a pessoas com necessidades especiais.
-
Fundação do solo
-
Estrutura da trilha sensorial
-
Elevador funicular