O ÚNICO PARQUE DO BRASIL COM CONCEITO, PROJETO, OBRA E IMPLANTAÇÃO SUSTENTÁVEIS.

A busca pela mais perfeita harmonia e integração entre as estruturas do Parque Ecológico Imigrantes e a Mata Atlântica foram as premissas da construção sustentável do Parque Ecológico Imigrantes (PEI). O espaço tem impressionado os visitantes pela beleza, respeito ao meio ambiente, acessibilidade e simplicidade – características da cultura japonesa, uma realização da Fundação Kunito Miyasaka.

O projeto atende aos mais altos requisitos dos órgãos ambientais nacionais e internacionais. O espaço foi pensado, projetado e construído respeitando os princípios ideais socioambientais, nos quais a inclusão social está intimamente relacionada à conservação do meio ambiente.

Os conceitos Mottainai e Sustentabilidade serviram como ponto de partida para a criação de formas, volumes e estruturas que valorizassem e permitissem a contemplação, causando o menor impacto possível ao meio ambiente. O PEI é o primeiro parque do mundo a conquistar a certificação internacional de origem francesa, AQUA-HQE, da Fundação Vanzolini. O selo é líder no Brasil em atestar o desempenho ambiental de projetos e obras da construção civil.

Situado em um terreno de 484 mil m², vizinho ao Parque Estadual da Serra do Mar e da represa Billings, o PEI tem como princípio a realização de atividades voltadas à disseminação de conhecimento sobre educação ambiental e integração das pessoas com a fauna e flora local, entre outros objetivos.

O projeto foi executado pela ARC, empresa de engenharia, e contou com a consultoria de sustentabilidade da Inovatech Engenharia, que atuou no trabalho de minimização dos impactos para a implantação sustentável da estrutura construída. Entre as principais soluções de sustentabilidade indicadas, destaque para a escolha do material para a construção de uma passarela elevada –com estrutura de madeira plástica, feita a partir da reciclagem de resíduos plásticos, e principal local de circulação de pessoas pelo parque – que sobrevoa a floresta em meio à copa das árvores.

Um sistema fotovoltaico e eólico para backup de energia, com 3 horas de autonomia, alimenta a rede de energia e iluminação, inclusive a bomba d´água que irriga as áreas administrativas do parque e o lago. Tudo isso está localizado em locais bastante visíveis, como forma de mostrar aos visitantes que existem sistemas de geração de energia por meio de fontes alternativas e limpas.

Outro aspecto relevante na implantação do parque foi a gestão dos resíduos. Mais de 92% das sobras da obra foram valorizadas, muitas como material para a própria construção do parque. Para fazer a gestão dos materiais que seriam descartados, a Inovatech Engenharia coordenou, junto com a equipe do local, um trabalho de monitoramento, triagem, valorização e redução do volume de resíduos encaminhados aos aterros.

A solução construtiva utilizada na portaria, também busca diminuir impactos ambientais futuros. O sistema é desmontável, feito com perfis metálicos parafusados, o que facilita a remoção, se necessária, no futuro.

Acessibilidade

A inclusão social de pessoas foi outro ponto de atenção dos gestores. O acesso ao parque, inclusive à plataforma, atende às normas para pessoas com deficiência. Para ajudar os visitantes a vencerem um morro inclinado em uma das regiões da área, foi construído um elevador funicular.

Principais soluções de sustentabilidade:

> Implantação que respeita o perfil do terreno, evitando terraplanagens;

> Estruturas flutuantes que tocam o solo em poucos pontos;

> Captação de águas pluviais nas coberturas das edificações;

> Rede de coleta e tratamento do esgoto;

> Capacidade de atendimento de público conforme os índices determinados pelo IBAMA;

> Mais de 15.000 mudas de árvores nativas plantadas e de espécies locais têm sido cultivadas e replantadas;

> Pisos com estrutura de madeira plástica, feita a partir da reciclagem de resíduos plásticos, que possui alta resistência à umidade e exige baixa manutenção;

> Sistema fotovoltaico e eólico para backup de energia, com 3 horas de autonomia, que alimenta a rede de energia e iluminação, inclusive a bomba d´água que irriga as áreas administrativas do parque e o lago;

> Solução construtiva da portaria desmontável, feito com perfis metálicos parafusados, o que facilita a remoção no futuro.