Cateto (Porco do Mato)

Encontrados principalmente à noite, o Cateto ou Tateto, como é conhecido na região do PEI, também é chamado pelo país de caititu, taititu, pecari, porco-do-mato e patira. Com nome científico Tayassu tajacu, do gênero Pecari, é um mamífero artiodáctilo, da família Tayassuidae que se alimenta de frutas, folhas, raízes, cactáceos, insetos e tubérculos.

Sob alta pressão de caça, os Catetos vivem na Mata Atlântica e andam em bandos de 5 a 25 membros dividindo-se em subgrupos temporários que se unem no início da manhã e no fim da tarde. Já durante o dia, o grupo pode conter de um a três indivíduos.

A gestação dura em média entre 144 a 148 dias, nascendo geralmente dois filhotes, que apresentam pelos mais avermelhados – trocados no terceiro mês de vida – e uma faixa marrom dorsal.

Importantes na manutenção dos ecossistemas como predadores e dispersores de sementes, os Catetos podem se associar a quatis e maçados bugios durante o forrageamento, consumindo frutos de palmeiras derrubados por eles. Considerados indicadores da qualidade ambiental, são tolerantes a ambientes alterados e a sua ausência indica um alto grau de perturbação do habitat.

De acordo com o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), do Ministério do Meio Ambiente, na Mata Atlântica, o Cateto é classificado como espécie quase ameaçada, levando em consideração o tamanho populacional e da área de distribuição. A espécie, apesar da população ser considerada grande, sofre redução populacional devido à pressão de caça, à perda de qualidade de habitat e à fragmentação.