
Bem-te-vi, o cantor das florestas
Uma das aves mais conhecidas do Brasil o Bem-te-vi é também uma das mais icônicas da Mata Atlântica. No Parque Ecológico Imigrantes eles estão por todos os lados com o seu dorso marrom, peito amarelo e uma listra branca acima dos olhos.
Na maior parte do tempo é possível avistá-los voando em busca de alimentos, que são insetos, frutos, pequenos vertebrados e até peixes dos lagos do parque.
De acordo com pesquisadores, a cidade de São Paulo abriga cerca de 506 espécies de Bem-te-vi (Pitangus sulphuratus). Ao todo, mais de 10 tipos diferentes de Bem-te-vi são encontrados no Brasil. Algumas aves da mesma família são confundidas pela plumagem semelhante.
Conhecido como o cantor da Mata Atlântica, ele é chamado assim por vocalizar algo parecido com som “Bem-te-vi”. Nativo da Mata Atlântica, essa espécie se expandiu para cerrados, caatingas e centros urbanos.
Ela possui papel importante na dispersão de sementes e ajuda na regeneração da floresta. Além disso, está presente no folclore brasileiro e associado a lendas indígenas. Seu canto é considerado um “alerta” na tradição popular, muitas vezes interpretado como sinal de visita ou mudança no tempo.
Foto: Dario Sanches / Creative Commons
< Voltar