Blog Educação Ambiental, Acessibilidade
e Inclusão Social

< Voltar

Construção Sustentável motiva visita de escola

Um dos principais atributos ambientais do Parque Ecológico Imigrantes e que o levou à conquista da certificação internacional AQUA-HQE, da Fundação Vanzolini, são a sua implantação e construção sustentáveis. Essas características atraíram e motivaram os professores da escola estadual Dom José Maurício da Rocha, da cidade de Bragança Paulista, no interior de São Paulo, a organizarem uma visita com um olhar específico: mostrar aos alunos as soluções de engenharia e arquitetura sustentável.

Na escola, o professor de matemática, Bruno Felipe Pires da Silva, conta que eles iniciaram o projeto para a construção de um cômodo de uma casa, seguindo os princípios da sustentabilidade. Sendo assim, a ideia do passeio foi trazer os alunos ao PEI para inspirá-los a respeito de novas possibilidades na aplicação de materiais, arquitetura bioclimática, banheiros biológicos, energia renovável, tratamento de resíduos, reciclagem, entre outros processos.

Um dos nossos componentes curriculares da escola é o itinerário informativo sobre construção sustentável, explica Silva. “Ao procurarmos parques que nos ajudassem a mostrar esses elementos aos alunos, encontramos o PEI e vimos que esse componente era bem efetivo o que agregará em muito ao conteúdo das nossas aulas”, pontua Silva.

O grupo foi composto por 26 alunos do segundo ano e 6 professores. Todos eles envolvidos em estudar a sustentabilidade, cada um na sua maneira e com o olhar de diferentes disciplinas da grade curricular de ensino. “Viemos buscar no parque os conceitos de construção sustentável para ver como funciona na prática”, ressalta Silva.

Erick de Oliveira Ferreira, aluno de 17 anos, achou o parque incrível. “O que estamos vendo aqui será muito útil para fazermos a nossa casa lá na escola. Pudemos aprender bastante coisa, principalmente na questão dos materiais, como a madeira plástica, o aço reciclado do portal de entrada, a terra aproveitada para fazer os lagos, as árvores que caem naturalmente e os troncos que foram utilizados para fazer escadas ou os contornos das trilhas. Uma baita estrutura, um ambiente maravilhoso”, ressaltou Ferreira.

O projeto do PEI atende aos mais altos requisitos dos órgãos ambientais nacionais e internacionais. O espaço foi pensado, projetado e construído respeitando os princípios ideais socioambientais, nos quais a inclusão social está intimamente relacionada à conservação do meio ambiente. Os conceitos Mottainai e Sustentabilidade serviram como ponto de partida para a criação de formas, volumes e estruturas que valorizassem e permitissem a contemplação, causando o menor impacto possível ao meio ambiente.

 

 

< Voltar