Blog Educação Ambiental, Acessibilidade
e Inclusão Social

< Voltar

Cuide do lixo e proteja o planeta

Foto: portal Terra de Cultivo

O PEI realiza o gerenciamento adequado do lixo como forma de proteger o meio ambiente, a Mata Atlântica e a saúde pública. A maneira como o parque desenvolve as estratégias de gestão dos resíduos servem também como ferramentas de educação ambiental. Durante os passeios é possível aprender sobre reciclagem, separação de resíduos perigosos, redução do consumo e mais detalhes sobre o tema.

Quando o assunto é lixo, não existe a ideia de jogar fora. Tudo está sendo depositado em algum lugar do planeta. Por isso, é importante separar em casa materiais recicláveis, como papel, plástico, vidro e metal, dos resíduos orgânicos. A compostagem é uma ótima maneira de lidar com resíduos orgânicos, como restos de comida, cascas de frutas e vegetais.

Itens como baterias, pilhas, lâmpadas fluorescentes e produtos químicos devem ser descartados em locais apropriados, geralmente em pontos de coleta específicos. Jogar produtos químicos no lixo comum, podem contaminar o solo e a água.

Dispositivos eletrônicos antigos, como computadores, telefones celulares e eletrodomésticos devem ser reciclados em instalações especializadas.

Para quem é morador de São Bernardo do Campo é importante ter conhecimento de que na cidade existem dois tipos principais de coleta do resíduo sólido domiciliar, a coleta comum e a coleta seletiva. De acordo com o Atlas Socioambiental de SBC, a coleta comum ou convencional, com aqueles caminhões equipados que passam na porta das casas, transporta tudo o que é coletado para um aterro sanitário localizado em Mauá-SP.

Como funcionam os aterros

A implantação de um aterro sanitário tem por princípio a impermeabilização do solo e a instalação de redes de drenagem para os líquidos e gases resultantes da decomposição dos rejeitos aterrados. Os líquidos, chamados tecnicamente de chorume, são formados a partir da decomposição da matéria orgânica presente no lixo, sendo coletado e encaminhado para tratamento. Os gases também são drenados e tratados ou entram em combustão natural.

No aterro sanitário o lixo recebe cobertura de terra diariamente, sendo compactado em camadas ou células de tratamento, porque o aterro sanitário é também um sistema de tratamento que deve ser monitorado.

Já a coleta seletiva é um serviço diferenciado, realizada uma ou duas vezes por semana (dependendo do bairro). Trata-se de uma coleta específica para recolher os resíduos recicláveis (papel, papelão, plástico, metal e vidro).

Todos os materiais coletados nos dias da coleta seletiva são encaminhados para as cooperativas de catadores. Nelas, os resíduos recicláveis são separados por tipo de material que são enfardados e posteriormente vendidos para empresas recicladoras.

< Voltar