Blog Educação Ambiental, Acessibilidade
e Inclusão Social

< Voltar

Guia retrata 51 onças-pintadas

Foto: Parque Nacional do Iguaçu

Um trabalho intitulado Guia de onças-pintadas do Estado de São Paulo, publicado recentemente, retratou 51 espécies de (Panthera onca) que vivem livres em áreas de Mata Atlântica, de acordo com matéria publicada na revista Pesquisa Fapesp. Uma ótima notícia para o Parque Ecológico Imigrantes e para outras áreas de preservação permanente que desejam registrar no futuro a presença de exemplares dessa espécie.

O levantamento que deu origem ao guia foi coordenado pela bióloga Beatriz de Mello Beisiegel, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e contou com a colaboração de especialistas do Instituto, da Fundação Florestal e do Instituto de Pesquisas Ambientais de São Paulo.

Clique aqui e acesse o guia

De acordo Beisiegel, “o levantamento é necessário para conhecermos melhor as populações e a identidade das onças-pintadas, componentes fundamentais da biodiversidade, por serem predadoras terrestres de topo [da cadeia ecológica]”.

No trabalho, cada animal foi identificado por câmeras fotográficas instaladas nas matas e diferenciado por meio das manchas únicas sobre o corpo, as chamadas rosetas. As poucas onças-pintadas das terras paulistas andam muito.

“Um macho que acompanhamos andou entre pontos separados por 97 quilômetros, do leste do parque estadual Carlos Botelho ao sul do Petar [Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira], na região sudeste do estado”, comenta Beisiegel.

“A possibilidade de identificar cada uma pode indicar corredores, entre os grandes remanescentes florestais, que precisam ser mantidos e melhorados”, ressalta a bióloga.

< Voltar