Ouriços da Mata Atlântica
Foto: Leonardo Mercon/Shutterstock.com
Um pequeno mamífero espinhoso, com hábitos arborícolas, orelhas curtas e olhos grandes é conhecido como ouriço do mato. Popularmente chamado de porco-espinho, o ouriço possui uma cauda que pode ter comprimento igual ao tamanho do seu corpo e sua coloração varia do amarelo-acinzentado ao castanho claro.
Os espinhos dos ouriços se destacam facilmente do corpo e são sua defesa. Quando se sente ameaçado, o ouriço-terrestre enrola-se sobre si próprio, ocultando as partes expostas do seu corpo, como o ventre, os membros e a cabeça, transformando-se numa “bola com espinhos”, bastante difícil de penetrar.
Quando algum animal tenta atacá-lo, esses espinhos ficam presos na pele do predador, o que faz com que muita gente pense que o ouriço arremessa os espinhos, o que não acontece.
A cabeça do ouriço distingue-se facilmente do resto do corpo, os olhos são grandes, as orelhas pequenas e pontiagudas. Essa espécie possui hábitos essencialmente noturnos. São animais solitários que gostam de se esconder. Eles costumam se prender a cipós a até 15 metros de altura.
As espécies mais comuns no Brasil são o Coendou prehensilis, Coendou longicaudatus e o Coendou baturitensis. A diferenciação é dada pela coloração e tamanho dos espinhos. São animais herbívoros que consomem folhas, sementes e frutos.
< Voltar