Blog Educação Ambiental, Acessibilidade
e Inclusão Social

< Voltar

Jacarandá, um encanto da mata

Um show de flores brancas, azuis, roxas e lilases se destaca de forma intensa em meio aos diferentes tons de verde da diversa flora do Parque Ecológico Imigrantes. São os Jacarandás da Mata Atlântica. Nome que do tupi, significa árvore de madeira dura. Trata-se de uma espécie majestosa e icônica, originária principalmente da América do Sul, especialmente do Brasil, Argentina e Paraguai.

A planta pertence ao gênero Jacarandá, que inclui cerca de 50 espécies. A mais conhecida é a jacaranda mimosifolia (jacarandá- mimoso), famosa por suas flores que cobrem a árvore durante a primavera e o verão, criando um espetáculo visual deslumbrante.

Uma árvore de porte médio, que atinge cerca de 15 metros. As flores, são em forma de trompete e, não só embelezam paisagens urbanas e jardins, mas também atraem polinizadores como abelhas e beija-flores.

No inverno, o jacarandá-mimoso perde as folhas, que dão lugar às flores na primavera. A árvore enfrenta desafios em algumas regiões, já que é considerada uma espécie invasora, competindo com a vegetação nativa. Além disso, o desmatamento e a exploração excessiva de sua madeira têm colocado algumas espécies de jacarandá em risco, destacando a necessidade de práticas sustentáveis de manejo florestal.

Nas paisagens urbanas é fundamental para a qualidade de vida. Suas flores são duráveis, perfumadas e grandes. Os frutos surgem no outono, são lenhosos e se parecem com uma cápsula dura, achatada, com muitas sementes.

< Voltar