Formigas saúvas: indicador de ecossistema saudável
Elas estão por toda parte. Nas ruas, quintais, praças e florestas. No Parque Ecológico Imigrantes não é diferente. Basta olhar com atenção para a serrapilheira ou para as trilhas para encontrar a cena das grandes filas se movimentando sem parar. Pedacinhos de folhas e galhos, um atrás do outro, em um frenético sobe e desce até encontrar o ninho. São as formigas saúvas, também conhecidas como saúba, quenquéns, formiga-cortadeira, formiga-carregadeira, formiga-de-mandioca, formiga-cabeçuda ou formiga-de-roça, fazendo o seu trabalho diário.
As saúvas pertencem aos gêneros Atta e Acromyrmex e vivem em colônias altamente organizadas que podem abrigar milhões de indivíduos, incluindo rainhas, operárias e soldados. Cada formiga na colônia tem uma função específica, com as operárias sendo responsáveis pela coleta de folhas e outras tarefas de manutenção do ninho.
Esta atividade incessante é conhecida como agricultura fúngica. E consiste em levar material orgânico para as colônias para que gerem, durante a decomposição, um fungo, que é o principal elemento da dieta dessas formigas. Processo importante para a reciclagem de matéria orgânica na floresta.
As folhas cortadas são mastigadas e processadas para criar um substrato adequado para o crescimento do fungo, que é cuidadosamente cultivado nos jardins fúngicos dentro do ninho das saúvas.
Ao realizar esse processo elas contribuem para a decomposição e a liberação de nutrientes no solo. Isso melhora a fertilidade e promove o crescimento de novas plantas, mantendo o ciclo de nutrientes ativo na floresta.
Além disso, as formigas ajudam a controlar a vegetação, evitando que algumas plantas cresçam de forma excessiva e perturbem o equilíbrio ecológico. O trabalho promove a aerificação do solo, facilitando a penetração de água e nutrientes.
Por servirem como uma importante fonte de alimento para muitos predadores, incluindo aves, anfíbios e outros insetos, a presença das saúvas também pode ser considerada como um indicador de ecossistema saudável. A vida dessas formigas significa diversidade de plantas e heterogeneidade do ecossistema.
Foto: Nortondefeis CCommons
< Voltar