Blog Educação Ambiental, Acessibilidade
e Inclusão Social

< Voltar

Quarentena aproxima animais das cidades

A diminuição da movimentação urbana ocasionada pela quarentena da pandemia de Covid-19 alterou o horizonte sonoro das grandes cidades, fez com que a poluição diminuísse e atraiu animais ou os fez serem percebidos em locais antes inimagináveis, como na Avenida Paulista.

De acordo com Bruno Barbanti, biólogo do PEI, com a diminuição do movimento, barulho, alguns animais acabam se aventurando para explorar e procurar comida. “Muitas vezes são espécies que estão vivendo nas bordas das cidades em fragmentos de vegetação. No PEI mesmo já cruzamos com veados próximo ao à borda da mata. Ao perceberem a nossa presença, correram para o interior da mata. O mesmo ocorre com a anta. Ela começa a transitar quando percebe o local calmo, sem barulho e odor”.

O som dos pássaros e de outros animais também ficou muito mais evidente com a diminuição do tráfego aéreo, de automóveis e a diminuição do uso de máquinas das fábricas e da construção civil.

Em um condomínio no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro, um morador flagrou macacos mergulhando na piscina e entrando pelas janelas dos apartamentos em busca de comida. Circulou um boato nas redes sociais de que gaviões estavam pousando nos semáforos da Avenida Paulista. No Japão, veados do Parque de Nara, na cidade de Nara, aos pés do Monte Wakakusa, foram vistos perambulando pela cidade.

Desde o início do mês, um vídeo que mostra gangues de macacos brigando por comida na Tailândia circula na internet. De acordo com uma reportagem publicada pelo jornal britânico The Guardian, os animais costumavam ser alimentados por turistas. A cidade de Lopburi, onde as imagens foram registradas, já quase não recebe visitantes devido à pandemia de Coronavírus.

Na Itália, um dos países mais afetados pela pandemia de Coronavírus, usuários de redes sociais reportaram ter visto diversos animais selvagens nas ruas. Há casos de pessoas que dizem ter se deparado com ovelhas, cavalos e até mesmo javalis.

< Voltar