Blog Educação Ambiental, Acessibilidade
e Inclusão Social

< Voltar

Um dia especial para quem mais precisa

Se visitar um parque e comer um lanche para alguns pode parecer algo corriqueiro, para muita gente, em situação de vulnerabilidade, momentos de lazer como esse são apenas um sonho. Pensando nisso, o Parque Ecológico Imigrantes (PEI), a loja do McDonald’s da unidade Imigrantes, a Prefeitura e o Fundo Social de Solidariedade (FSS) de São Bernardo do Campo (SBC) se uniram para proporcionar oito dias inesquecíveis para que pessoas atendidas pelo fundo possam fazer um passeio gratuito pelo PEI, com direito a visita e a um hamburguer da rede de restaurantes mais famosa do mundo.

A loja do McDonald’s fica no complexo de serviços do Km 34,5 da Rodovia dos Imigrantes, onde está localizado o parque. Por esse motivo, a ida dos visitantes será de fácil acesso aos espaços. Para garantir tratamento igualitário entre as 50 entidades ligadas ao FSS, foi realizado um sorteio na prefeitura que contou com a participação do Diretor do PEI, Marcio Koiti Takiguchi, do Prefeito Orlando Morando, da Deputada Estadual Carla Morando e da Presidente do fundo, Márcia Morando.

De acordo com Takiguchi, “ações como essa são parte importante do conjunto de propostas socioambientais do parque. Ajudam a enriquecer ainda mais a nossa proposta de educação ambiental, pois o conhecimento chega nas pessoas que mais precisam”, sublinhou ele.

“Ficamos muito felizes com a doação de entradas de cortesia para o PEI às entidades do terceiro setor atendidas pelo FSS. Quero agradecer ao restaurante McDonald’s do bairro, que também entrou no clima da solidariedade e vai oferecer lanches gratuitos aos participantes da ação. É muito gratificante saber que há empresas e entidades preocupadas em ajudar a comunidade mais vulnerável da nossa cidade”, destacou Márcia Morando.

Visita ao McDonald’s

Mario Eduardo Pereira Martins Junior, empresário e franqueado da rede McDonald’s há 25 anos e seu filho, Matheus Tunhollo Martins, franqueado há 5 anos, explicam que ações como estas, que envolvem parceria com os Fundos Sociais de Solidariedade fazem parte de um programa que a rede de lanchonetes incentiva os franqueados a fazer parcerias com as prefeituras.

As únicas exigências feitas pelo franqueados, segundo Martins Junior, são de que as visitas sejam feitas por pessoas carentes e que não tenham a possibilidade de frequentar os restaurantes. “O objetivo principal é receber pessoas com deficiência, crianças e idosos em situação de vulnerabilidade e a ideia é proporcionar um período agradável, com brincadeiras, troca de experiência e um pouco de esperança”, ressalta o empresário.

Certa vez, em uma das lojas, uma criança guardou o lanche, a batata e o brinquedo. Não quis comer ali na hora. Fomos perguntar: está tudo bem, aconteceu alguma coisa, não vai comer o lanche?”. O garoto respondeu, tenho cinco irmãos, vou guardar e levar para casa para dividir com eles”.

“É muito gratificante poder propiciar essa alegria para as pessoas que talvez nunca poderiam ter acesso ao McDonald’s. A gente vê, as vezes, idosos que só precisam de atenção e percebe o sorriso no rosto deles quando são acolhidos durante esses eventos, ressalta Tunhollo Martins.

Os dois franqueados explicam que mantêm junto às prefeituras um cronograma com o evento por mês nesse formato em cada loja. As prefeituras ficam com a responsabilidade de selecionar e encaminhar as entidades assistidas.  As visitas ocorrem de preferência durante o período letivo das crianças e fora da alta temporada de férias quando o movimento das lojas é menos intenso e os colaboradores podem se dedicar somente aos grupos.

Com certeza será um dia inesquecível, quando as pessoas puderem visitar um espaço como o PEI, em meio a uma área linda de Mata Atlântica e na sequência puderem visitar o McDonald’s, que para muitos, é um sonho”, ressalta Tunhollo Martins.

< Voltar