Blog Educação Ambiental, Acessibilidade
e Inclusão Social

< Voltar

Vai tirar férias? Ajude a cuidar da Mata Atlântica

Foto: Divulgação

Em breve as férias estão chegando e quem gosta de natureza e calor, as regiões de Mata Atlântica (trilhas, cachoeira, rios e litorâneas) são os destinos mais procurados. Em contrapartida, o volume de descarte de lixo presente em áreas de lazer aumenta consideravelmente. Abrangendo desde a pesca predatória até a presença do lixo nas estradas, áreas costeiras, ambiente marinho e de florestas.

Um relatório divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, durante a última Conferência da ONU sobre Mudança Climática, COP26, realizada em novembro, em Glasgow, na Escócia, revelou que os plásticos representam 85% do lixo marinho e até 2040, esse volume irá triplicar. A cada ano, até 37 milhões de toneladas de lixo vão parar nos oceanos, representando 50kg de plástico por cada metro de área litorânea.

Por conta disto, plânctons, mariscos, pássaros, tartarugas e mamíferos enfrentam graves riscos de sufocamento, intoxicação, problemas de comportamento e fome. O corpo humano também está vulnerável à poluição por plásticos, já que partículas são ingeridas durante o consumo de peixes, de bebidas e até do sal comum. Os microplásticos podem também penetrar nos poros e serem inalados quando estão suspensos no ar. Portanto, a poluição causada por plásticos gera péssimas consequências para saúde, economia, biodiversidade e clima.

Mas sabemos que não só o plástico é o responsável pelo lixo. O metal, vidro, roupas e outros artigos têxteis, borracha, papel e madeira processada estão entre os outros materiais encontrados no meio ambiente.  Para tanto, vamos fazer a nossa parte. Preserve o Meio Ambiente, ele é a sua casa!

Como manter as praias e matas limpas:

sempre carregue uma sacola para guardar embalagens usadas, ou qualquer lixo que você possa produzir, ou mesmo encontrar pela caminho. Alguns lugares têm lixeiras específica. Jogue o lixo no lixo!

evite levar seu pet a trilhas e praisas. Em grande parte das cidades, é proibido a presença de animais nesses locais, pois suas fezes podem transmitir doenças aos humanos. Mas, verifique se onde você estiver é permitido ou não. Tenha em mente que ele deve estar com os exames em dia, recolha suas fezes e coloque-o na coleira para evitar incidentes.

procure sempre adquirir produtos em embalagens recicláveis. Elas economizam energia elétrica, poluem menos e utilizam menos recursos naturais não renováveis para a sua fabricação;

< Voltar