
Chegada do Verão. Época mais ativa da fauna e da flora.
A natureza é sábia! E é no verão, quando há o aumento da temperatura e da umidade, que várias espécies de animais se reproduzem e se desenvolvem. Que as florações e a explosão das cores de árvores ornamentam nossas ruas e jardins. Os dias são mais longos que as noites e as chuvas são mais abundantes, porém mais curtas. E, como é a estação mais quente do ano, é o momento mais aguardado para tirar férias.
Durante esta época que se inicia em 21 de dezembro e vai até 20 de março, os insetos como os mosquitos e moscas fazem a festa, pois se reproduzem e se desenvolvem com mais facilidade, quando as fêmeas colocam de 200 a 400 ovos por gestação, precisando de mais sangue para que os ovos se desenvolvam. Mas um dos insetos mais curiosos do clima quente é a Cigarra, que passa a maior parte de sua vida enterrada e só emerge durante os meses de calor.
Quando canta estridentemente para atrair seus congêneres e se reproduzir. Já as cobras, lagartos e aranhas começam a sair de suas tocam e passam a ser mais vistos, como o teiú, que é quando começa a demarcar território e inicia o processo de reprodução. Sem falar dos sapos, que são mais ativos durante o verão, à noite, quando estão se reproduzindo e procurando por comida. Eles gostam de ambientes quentes e úmidos – a fêmea precisa da água de rios ou lagos para por os ovos.
Na flora, as árvores mais conhecidas que florescem durante a estação são a sibipiruna, a aleluia ou fedegoso, de flores amarelas abundantes, e a tibuchina, com florada em rosa ou roxo. Dentre as trepadeiras, com suas cores vibrantes, estão a alamanda amarela, a trombeta-chinesa, de laranja rosado, e o amor-agarradinho, com flores cor-de-rosa claro e brancas, bem perfumadas.
Na família das herbáceas perenes (plantas de caule mole, as que mais florescem nesta época são aselicônias e strelitzias, que são de sombra e sol, respectivamente. Já as herbáceas anuais de verão são as de cores vibrantes como as onze- horas, o amor-perfeito-de-verão e a crista de galo.
< Voltar