Blog Educação Ambiental, Acessibilidade
e Inclusão Social

< Voltar

PEI recebe certificado e selo por iniciativas socioambientais

O dia 30 de novembro de 2021 ficará marcado para sempre na história da Fundação Kunito Miysaka e do PEI. Em uma mesma data o parque recebeu duas chancelas da Prefeitura de São Bernardo do Campo (SBC) que reconhecem a sua importância para a cidade, em função das suas ações em prol do compromisso ambiental e da solidariedade com as pessoas em vulnerabilidade do município. Os certificados foram concedidos pela Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal e pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS).

Nos dois eventos organizados para a entrega dos certificados − onde foram homenageadas outras inciativas igualmente importantes para cidade −, o PEI foi representado por seu diretor Márcio Koiti Takiguchi. Segundo ele, “é um momento muito especial para o parque receber esse reconhecimento. Iniciativas assim demonstram que a cidade valoriza as ações privadas que visam proteger a biodiversidade local e promovem a solidariedade com o próximo. Nos sentimos reconhecidos e prestigiados pela cidade”, ressalta ele.

O certificado Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal foi entregue a 24 instituições, no Teatro Elis Regina, no bairro Assunção. A chancela reconhece empresas e pessoas físicas que tiveram ações de destaque para neutralizar e reduzir os impactos ambientais. A concessão do título seguiu critérios estabelecidos em edital de chamamento público, formalizado no Notícias do Município.

“Não é uma disputa, é uma conquista. As empresas ou pessoas outorgadas se inscreveram e, mediante edital, derivado de uma lei, institui o selo de compromisso ambiental. As pessoas físicas e jurídicas, grandes ou pequenas, empreendedores particulares, todos concorreram individualmente no mesmo grau de condições. Cada um disputou consigo próprio. A vitória é individual ao preencher todos os índices ligados à sustentabilidade fixados pela nossa equipe”, pontuou o secretário de Meio Ambiente, José Carlos Gobbis Pagliuca.

O selo Compromisso Ambiental SBC tem como principal foco incentivar a atuação responsável do ponto de vista socioambiental, em consonância com as metas dos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) contidas no Programa Pacto Global, da ONU (Organização das Nações Unidas).

Já o certificado do FSS contemplou 87 empresas que se engajaram nas ações sociais durante o ano. Além disso, participaram do evento as 50 entidades assistenciais cadastradas no Fundo e autoridades municipais.

“É uma alegria promover esse evento para retribuir e agradecer toda a ajuda e apoio que recebemos da iniciativa privada ao longo deste ano. Em nome das entidades assistenciais atendidas pelo FSS, agradecemos de coração”, discursou a sua presidente, Márcia Morando.

< Voltar