Blog Educação Ambiental, Acessibilidade
e Inclusão Social

< Voltar

A importância da Mata Atlântica para a economia

Áreas de Mata Atlântica como as do Parque Ecológico Imigrantes são de extrema importância para a sociedade gerar cidades mais saudáveis, seguras e confortáveis. Seja do ponto de vista climático e ambiental ou de saúde e de segurança alimentar. Assim as florestas podem ser consideradas também como uma fonte de geração de riqueza e desenvolvimento. “Restaurar a natureza pode gerar prosperidade econômica”, afirmou o diretor executivo da S.O.S Mata Atlântica, Luís Fernando Guedes Pinto, em entrevista ao jornalista Lourival Sant’Anna, no canal do YouTube, Earth News Terra.

O especialista entende que é necessário ter uma economia que reconheça o valor da floresta em pé. “Temos que ter a economia da restauração. Onde ‘o plantar floresta’ gere renda e riqueza. Um estudo lançado, recentemente, diz que plantar ‘Mata Atlântica’ para cumprir com o código florestal gera por volta de meio emprego para cada hectare restaurado. Temos por lei que plantar mais de 3 milhões de hectares, então estamos falando em criar mais de 1,5 milhão de empregos para plantar matas que irão proteger os nossos rios e nascentes”, destaca Guedes Pinto.

Entender a conservação da natureza como uma trava ao desenvolvimento é um grande erro, segundo ele. “Um equívoco que foi construído ao longo dos anos. Onde fazer o contrário está levando à exaustão do meio ambiente, causando pobreza, riscos climáticos, gases de efeito estufa, secas, enchentes e inundações”, completa.

As florestas fornecem água, regulação climática, energia elétrica, entre outras coisas. Poliniza as culturas agrícolas como as da soja, café, laranja e atua como um defensivo natural, combatendo inimigos como pragas e doenças que atacam as plantações.

Segundo o especialista, a Mata Atlântica pode ser restaurada com o plantio de árvores como os ipês, jacarandás, cedros, jequitibás, que são madeiras de altíssimo valor. Plantando frutas que podem ir parar na merenda escolar.

“Temos muitas oportunidades, as nossas florestas carregam a marca de ser um bioma da biodiversidade, considerada com um hotspot ecológico do mundo. Ela é considerada o número 2 do ecossistema, ou seja, uma área com altíssima biodiversidade, com grande concentração de espécies animais, vegetais e de microorganismos. Uma área prioritária para garantirmos a conservação da vida”, finaliza.

< Voltar