
Araçá, fruta perfumada do verão
O araçá é uma fruta que possui espécies variadas. O nome vem do tupi e significa “planta que tem olhos”, por causa de suas sépalas, que dão a aparência de um olho. No PEI os visitantes podem encontrar alguns exemplares da espécie que nascem encostados ao guarda-corpo da passarela elevada e, se estiverem maduros, podem até experimentar os frutos.
No parque existem várias espécies de araçá do gênero Psidium, que é o mesmo da goiaba. As mais comuns são Psidium guineense e Psidium cattleianum, da família Mirtacea. É uma planta arbustiva, cujo fruto tem o sabor bem parecido com o da goiaba, embora seja um pouco mais ácido e com perfume mais marcante.
Existem diversas espécies de araçá, sendo as mais comuns o araçá-vermelho, o araçá-de-cora, o araçá-de-praia, o araçá-do-campo, o araçá-do-mato, o araçá-pera, o araçá-rosa e o araçá-piranga.
Possui plantas produtoras de frutos amarelos e vermelhos, ambos comestíveis e que podem ser utilizados para polpa e preparo de sucos, geleias e sorvetes. Em geral, os vermelhos têm sabor mais ácido e mais doce, embora a doçura seja menos perceptível devido à acidez um pouco mais elevada do que nos amarelos.
O araçá pode ser utilizado para a recuperação de áreas degradadas, pois tem crescimento rápido e atrai a fauna. Sua frutificação ocorre na primavera e no verão. O óleo retirado de suas folhas é empregado como antidiarreico e antibiótico, por apresentar forte atividade contra bactérias. Suas raízes são utilizadas como diuréticas e antidiarreicas.
< Voltar