Blog Educação Ambiental, Acessibilidade
e Inclusão Social

< Voltar

Áreas privadas têm papel importante para os biomas brasileiros

Um dos grandes exemplos onde uma área privada tem contribuído para ajudar a preservar a Mata Atlântica é o Parque Ecológico Imigrantes. Fator de extrema importância, já que quase 80% das áreas remanescentes do bioma estão em propriedades privadas.  O parque tem uma área de 484 mil m² de mata preservada, dedicada a ampliar a compreensão do meio ambiente e sua importância por parte da sociedade.

A Mata Atlântica é o bioma brasileiro com maior número de espécies de plantas e animais ameaçados de extinção no país. Cerca de 70% da população brasileira vive em áreas de Mata Atlântica, mas isso pode passar desapercebido, porque segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), 71,6% da floresta já foi desmatada.

Outro dado importante foi o divulgado pelo Sistema de Alertas de Desmatamento (SAD) da Mata Atlântica, que indicaram uma redução de 55% no desmatamento do bioma no primeiro semestre de 2024 em comparação com o mesmo período do ano anterior.

De janeiro a junho, foram desmatados 21.401 hectares, ante 47.896 em 2023, segundo levantamento divulgado pela Fundação SOS Mata Atlântica, em parceria com o MapBiomas.

O bioma está distribuído em 17 estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe).

Apesar da redução, a SOS Mata Atlântica avalia que o impacto do desmatamento permanece alarmante e inaceitável. A área destruída nos seis primeiros meses do ano equivale a cerca de 20 mil campos de futebol. A meta de zerar o desmatamento no bioma ainda é um desafio.

 

< Voltar