Blog Educação Ambiental, Acessibilidade
e Inclusão Social

< Voltar

Bicho-pau, a camuflagem mais eficiente do planeta

Foto: espaço ecológico

Característicos de regiões como a Mata Atlântica do PEI, os insetos da ordem Phasmatodea, também denominada PhasmidaPhasmatoptera ou Phasmodea, e que se parecem com pedaços de madeira ou gravetos, são conhecidos popularmente como Bicho-pau. Ocorrem em 13 famílias, 523 gêneros e 2822 espécies no mundo, sendo 591 encontradas na América do Sul e 220 no Brasil.

O bicho-pau, devido à sua aparência, é considerado um dos animais que possuem a camuflagem mais eficiente do planeta. Também chamados de mané-magro ou treme-treme, são encontrados com maior frequência em regiões tropicais, mas podem ocorrer em áreas subtropicais e temperadas.

Foto: espaço ecológico

Essa espécie de inseto possui dimorfismo sexual, que é quando o macho e a fêmea de uma mesma espécie são diferentes externamente. Em algumas espécies, os machos são menores e possuem asas. Já, em outras, as asas estão presentes nas fêmeas.

É um animal de corpo alongado e subcilíndrico, que possui pernas longas, finas e com expansões. Sua cabeça é pequena e possui olhos bem desenvolvidos. O corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen, três pares de pernas e um par de antenas.

Esses animais possuem peças bucais mandibuladas. As espécies de bicho-pau existentes variam muito em tamanho, com algumas apresentando cerca de um centímetro e outras que podem atingir mais de 30 cm de comprimento.

Ele possui hábitos noturnos, ou seja, é ativo durante a noite. Algumas espécies de bicho-pau apresentam outras defesas além da camuflagem, como, por exemplo, eliminar um fluído que possui cheiro desagradável.

Fonte: Brasil Escola-Vanessa Sardinha dos Santos – Professora de Biologia

< Voltar