Blog Educação Ambiental, Acessibilidade
e Inclusão Social

< Voltar

Datas celebram a preservação da natureza

Os períodos comemorativos são importantes marcos para alertar a sociedade sobre fatos sociais e ambientais que merecem atenção e reflexão. Durante o mês de maio e início de junho o calendário ambiental promove importantes datas relacionadas à preservação e conservação do meio ambiente. Em 17 de maio foi o Dia Mundial da Reciclagem; e, respectivamente, nos dias 22 e 27 de maio são comemorados o Dia Internacional da Biodiversidade e o Dia Nacional da Mata Atlântica. Em 2 de junho será celebrado o Dia Nacional da Educação Ambiental.

O Dia Nacional da Mata Atlântica é uma referência a 27 de maio de 1560, quando o Padre Anchieta assinou a Carta de São Vicente. Documento no qual descreveu, pela primeira vez, a biodiversidade das florestas tropicais nas Américas. A celebração foi criada pelo Decreto Federal de 21 de setembro de 1999.

De acordo com a Fundação SOS Mata Atlântica, hoje, restam apenas 12,4% da floresta que existia originalmente e, desses remanescentes, 80% estão em áreas privadas. Ela é a casa da maioria dos brasileiros, abriga cerca de 72% da população, sete das nove maiores bacias hidrográficas do país e três dos maiores centros urbanos do continente sul americano.

Já a comemoração do Dia Nacional da Educação Ambiental foi concebida pela Lei 12.633 de 2012.  O objetivo é ressaltar a importância das práticas educativas e da aplicação de políticas públicas de conscientização da sociedade sobre os cuidados com o meio ambiente.

A educação ambiental está entre as principais atividades do PEI e, por esse motivo, a data é muito importante para o parque. Todos os dias o espaço recebe crianças e jovens e aborda temas relacionados ao meio ambiente. A ideia é estimular a sensibilidade dos alunos para conhecer a história natural e os processos pelos quais a natureza passou, para que possam entender como chegamos ao estágio atual.

 

< Voltar