Blog Educação Ambiental, Acessibilidade
e Inclusão Social

< Voltar

SBC encerra semana do Meio Ambiente no parque

Em um período do ano onde o mundo se volta para falar sobre a importância da preservação do meio ambiente, o PEI foi escolhido pela prefeitura de São Bernardo do Campo (SBC) para encerrar o calendário de atividades e comemorações da Semana Mundial do Meio Ambiente. Na oportunidade, um grupo de cerca de 20 munícipes realizou um passeio de aventura diferente, um pouco mais radical. Já que puderam fazer a trilha dos Macacos − de nível de dificuldade maior – adentrando por áreas mais selvagens e fora do roteiro convencional do parque. O evento contou com a presença do secretário de Meio Ambiente de SBC, José Carlos Gobbis Pagliuca, e do diretor do parque, Márcio Koiti Takiguchi.

“Escolhemos o PEI pelo que ele representa para a Mata Atlântica e por temos um acordo de cooperação. Por isso trouxemos os munícipes para uma imersão na floresta. O parque é um patrimônio muito grande para o município. Uma iniciativa particular que preserva uma grande parte de floresta da nossa cidade”, ressaltou Pagliuca.

 

O fato de o passeio ter sido escolhido para encerrar o calendário de eventos da Semana do Meio Ambiente da cidade é motivo de muito orgulho para nós, explica Takiguchi. “Isso mostra que estamos construindo uma relação perene e duradoura com a população. E de sustentabilidade com a natureza da região. Esperamos continuar a ampliar ainda mais os laços com a cidade. Eventos como esse reforçam os nossos objetivos e mostram que estamos no caminho certo”, enfatiza ele.

A cidade de São Bernardo do Campo possui 50% da área constituída de Mata Atlântica. As pessoas que não conhecem SBC têm a visão de uma cidade comercial e industrial, mas temos também 60% da represa Billings que banha a cidade, explicou o secretário Pagliuca durante o evento.

De acordo com Marta Cristiane Rocha Bello Suarez, diretora da Seção de Projetos Ambientais da Secretaria do Meio Ambiente, a ideia foi realizar eventos onde as pessoas conseguissem entender e se apaixonar pela natureza e pelo meio ambiente. “Fizemos shows, passeios, palestras, exibição de filmes e uma ampla gama de eventos que conseguiu atender boa parte da população da cidade. Foi uma grande satisfação atingir um público que não tem muita oportunidade. E estamos encerrando a semana no PEI, um local fantástico para esse objetivo.”

Morador do jardim da Represa, Levi Dourado de Almeida, que participou do passeio, afirmou estar muito empolgado com a visita. “Tenho uma relação muito profunda com a natureza, de cuidado, preservação e admiração”, explicou ele. “A região do Riacho Grande está sendo habitada e a natureza está sofrendo. Não podemos deixar uma região linda como essa acabar”, pontuou Almeida.

Iolanda Medeiros, moradora do bairro Rudge Ramos, ficou encantada com a visita. “Gostei muito. Os ensinamentos com os monitores me deram vontade de voltar para a sala de aula. É de fundamental importância que a sociedade como um todo tenha consciência de preservar e conservar a natureza. Fico feliz por ter escolhido São Bernardo para viver. Sempre pensei em qualidade de vida e lugares como esse nos dão esperança de dias melhores”, ressaltou Medeiros.

Secretário de Meio Ambiente de SBC, José Carlos Gobbis Pagliuca e o diretor do PEI, Márcio Koiti Takiguchi.

Um dia intenso e um passeio onde a palavra imersão na natureza foi escrita com rigor. Uma trilha linda, que passou por pontes, aclives e declives, riachos e por uma diversidade de flora e fauna natural que cresce sendo protegida pelo parque. Um passeio que lava a alma no presente, mas que olha para o futuro.

 

< Voltar