Blog Educação Ambiental, Acessibilidade
e Inclusão Social

< Voltar

Dia da Terra

O preservacionismo é uma luta diária. Muitas vezes inglória. Uma batalha que exige dedicação pela causa e paixão pela vida. Se olharmos para nosso próprio país, objeto de grande preocupação da comunidade das nações, atentas ao desmatamento da Mata Atlântica e da Amazônia, por exemplo, com denúncias que mobilizam desde a ONU até o recém-empossado governo norte-americano – bem pouco tolerante com as agressões ao meio ambiente, pois essas prejudicam o ecossistema em escala planetária -, algumas notícias acabam por se tornar muito encorajadoras.

Apesar de haver sido reduzida a apenas 10% do que já foi originalmente, quando da chegada dos portugueses no Brasil, o que restou da Mata Atlântica continua sendo um dos ambientes naturais mais biodiversos da Terra.

Com vistas a refletir sobre tudo isso, sobre a importância da preservação ambiental e a forma de como estamos lidando com o Planeta e os recursos naturais foi  criado o Dia da Terra.  O idealizador da data foi o senador norte-americano Gaylord Nelson, no dia 22 de abril de 1970, data em que se comemora. Dois anos depois ocorreria a Conferência de Estocolmo, na Suécia − a primeira Conferência das Nações Unidas (ONU) sobre o Meio Ambiente. O evento ficou conhecido como marco do início de uma mudança de visão de boa parte da sociedade pelo equilíbrio entre desenvolvimento econômico e conservação do meio ambiente.

< Voltar