
Macuco, ave solitária e tímida
O Parque Ecológico Imigrantes comunica que flagrou, em seu habitat natural, uma das espécies de aves mais tímidas e mais difíceis de se registrar: o Tinamus solitarius, popularmente conhecido como Macuco. De hábitos discretos e raramente vista, essa espécie mede, em geral, cerca de 52 centímetros de comprimento e pesa 2 kg em média.
É o maior representante dos tinamídeos na Mata Atlântica. Alimenta-se de sementes, bagas, frutas, insetos e vermes. O Macuco habita a Mata Atlântica primária sempre próximo a riachos percorrendo o solo da floresta, inclusive em áreas acidentadas e de difícil acesso. Como na maioria dos tinamiformes, é o macho do Macuco quem choca os ovos, que são de coloração verde-azulada, e cria os filhotes com grande cuidado parental.
O ninho, rudimentar, é feito no solo, geralmente entre as raízes de grandes árvores, ou junto a troncos caídos. Sua reprodução em cativeiro é bem-sucedida, devendo ser incentivada para o repovoamento das florestas remanescentes, garantindo a preservação futura dessa espécie e de outras tantas da Mata Atlântica.
Sua vocalização principal consiste em um único pio meio agudo e bem espaçado, sendo o pio do macho mais curto que o da fêmea. Emitem também um chororocado, e na época da reprodução, quando empoleiram, emitem três pios seguidos. Vive na Mata Atlântica nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil, no sul de Goiás. E agora, também no Parque Ecológico Imigrantes.
Fonte: Wikiaves
< Voltar