Blog Educação Ambiental, Acessibilidade
e Inclusão Social

< Voltar

Fotógrafo Silvestre Silva visita o PEI

As “Árvores Floridas da Mata Atlântica” são tema do projeto do novo livro do fotógrafo Silvestre Silva, um dos mais importantes profissionais do fotojornalismo ambiental. Durante o mês de março o PEI teve a honra de receber o fotógrafo que foi em busca de imagens das quaresmeiras. Na oportunidade, ele doou exemplares dos seus livros para contribuir com a formação do acervo sobre a história natural brasileira no parque.

É impossível mensurar a importância do trabalho de um profissional que vem registrando e catalogando espécies naturais da flora brasileira por mais de 40 anos. Em uma visita bastante agradável, os monitores do PEI e Silva puderam compartilhar histórias e trocar informações sobre as espécies da flora da Mata Atlântica. O fotógrafo contou que quando começou o trabalho, bem antes do advento da internet e das ferramentas de busca, os desafios eram enormes para obter informação, ainda mais sobre frutas raras brasileiras, que eram as que ele tinha interesse no momento.

Em sua carreira, Silva publicou 16 livros sobre botânica, com destaque para o Frutas da Amazônia Brasileira, da editora Meta Livros, lançado em 2011 e selecionado pelo Prêmio Jabuti de 2012. “Por boa parte da minha vida as espécies eram descritas e fotografadas em um trabalho de ‘boca a boca’. Os livros eram a minha fonte de informação primeira, depois as pessoas idosas que eram entrevistadas. A internet chegou só quando estava no terceiro livro”, ressalta Silvestre Silva.

O fotógrafo contou como foi um dos maiores desafios da sua carreira, o de encontrar e registrar a fruta pera do campo ou chamada pera-do-cerrado (Eugenia klotzschiana), citada por Guimarães Rosa em um dos seus livros. “Fui falando com muitas pessoas que iam me dando as coordenadas de como encontrá-la no mato. Era muito difícil. Na maioria das vezes encontrava a árvore, mas não encontrava a fruta. Ou encontrava só a árvore florida sem as frutas. Precisei revisitar os locais várias vezes para encontra a pera-do-cerrado”.

Para ser ter ideia, as três edições do livro “Árvores Brasileiras” possuem o registro de mais de 300 espécies nativas da flora nacional, contemplando espécies da Mata Atlântica, Serrado e Floresta Amazônica. Um material denso e fabuloso que foi doado pelo fotógrafo ao parque e que contribuirá de forma importante para o processo de educação ambiental de crianças e jovens.

< Voltar