
Geógrafa, coordenadora do Atlas Socioambiental de SBC, destaca aspectos da região
Um material rico em informações e elaborado com linguagem acessível e didática, o Atlas Socioambiental de São Bernardo do Campo é uma importante ferramenta para ampliar o conhecimento sobre a região onde está inserido o Parque Ecológico Imigrantes (PEI), o bairro Curucutu, a cidade de São Bernardo do Campo (SBC) e a Serra do Mar.
Desenvolvido pela Prefeitura de SBC, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal, o material contou com a coordenação da geógrafa Luciana Dias do Nascimento, que realizou um trabalho minucioso, com inúmeras fontes de conhecimento para apresentar um importante retrato da geografia da região.

geógrafa Luciana Dias do Nascimento
Segundo Nascimento, “conhecer as características do local onde vivemos é importante para que possamos atuar como cidadãos. Reconhecer a própria cidade e a história nas páginas do Atlas é um caminho para despertar pertencimento e autoidentificação. Sentimentos fundamentais para o desenvolvimento do vínculo com a cidade e para o desejo de proteção da natureza local”.
De acordo com a geógrafa, o pós-balsa onde o PEI se insere, traz consigo um histórico e uma característica de ocupação muito próprios, regados pela presença da Mata Atlântica e sua biodiversidade. “A multiplicidade de olhares e o reconhecimento da diversidade é parte da valorização das riquezas dos lugares. E o pós-balsa é uma região privilegiada neste aspecto”, explica Nascimento.
A região onde está o PEI é marcada na história pela intervenção humana, com a formação dos caminhos e das barragens de alguns dos rios mais importantes do município. São aspectos que mesclam a vida rural com a urbana, pela cultura múltipla e diversa e que coloca colonos estrangeiros e povos originários em um mesmo espaço de viver. “Nesse sentido, a Educação Ambiental, nessa região, precisa, sem dúvida, considerar a diversidade para ser sensibilizadora, transformadora e inclusiva”, ressalta Nascimento.
Assim, o Atlas Socioambiental se mostra como uma grande ferramenta, gratuita e de fácil acesso, que proporciona uma importante contribuição para a educação ambiental na cidade. Ele oferece uma série de informações para a população a respeito das características socioambientais de SBC, representando um grande compêndio de dados, imagens, textos e mapas que antes estavam dispersos em várias publicações diferentes.
O material traz, ainda, uma série de textos inéditos, nunca antes publicados. “Por meio do Atlas é possível identificar quais são as áreas protegidas do município, navegar entre os mapas e correlacionar uma série de informações de variadas áreas do conhecimento. Todas estas informações são essenciais para que a proteção ambiental possa ser justificada e fortalecida no município”, explica Nascimento.

Elaboração: (Secretaria de Gestão Ambiental, SGA, 2011)
O Atlas permite que cada pessoa, incluindo as pessoas com alguma deficiência visual, tenham acesso a informações sobre o local em que vivem. É possível buscar informações sobre sua rua, seu bairro. Validar estas informações a partir de suas próprias experiências. “Por se tratar de um compêndio de dados oficiais, o Atlas também serve à pesquisa científica ou à pesquisa escolar, a partir do ensino fundamental II, visto que sua linguagem é bastante acessível”, pontua Nascimento.

Fonte: PMSBC, 2020
Clique aqui para conhecer o Atlas
< Voltar