
Mamíferos voadores
Foto: site morcegos do Brasil
Os morcegos – mamíferos voadores que ocupam quase todas as regiões do planeta – são animais que atuam na natureza, entre outros aspectos, como polinizadores e dispersores de sementes. Na Mata Atlântica, segundo a Sociedade Brasileira para o Estudo de Quirópteros (SBEQ), ocorrem 98 espécies de oito famílias, o que equivale a 54% da riqueza de morcegos do Brasil.
Algumas espécies endêmicas ameaçadas de extinção vivem na região como a Lasiurus ebenus, Dryadonycteris capixaba e Lonchophylla peracchii. No Brasil há 182 espécies registradas e 1.400 descritas no mundo. Além disso, esses animais atuam como predadores de pragas agrícolas e fertilizadores de cavernas.
Esses animais representam a segunda maior ordem dos mamíferos, com 1.198 espécies; dessas, cerca de três quartos são insetívoras. Os morcegos são de hábito noturno e comunicam-se e voam orientados por sons de alta frequência emitidos pela boca ou narinas, que retornam em forma de ecos ao encontrar um obstáculo. Os ecos são captados e transformados em estímulos nervosos que orientam a sua visão e o olfato.
A alimentação dos morcegos varia conforme a espécie. Algumas se alimentam de frutos (frugívoros), de néctar, de pólen das flores (nectarívoros), de insetos (insetívoros), de pequenos vertebrados (carnívoros) e sangue (hematófagos).
< Voltar