Blog Educação Ambiental, Acessibilidade
e Inclusão Social

< Voltar

Olho de Cabra: árvore gera sementes “amuletos”

Na Mata Atlântica as sementes são estruturas extremamente importantes para a sobrevivência das plantas no ambiente terrestre. No Parque Ecológico Imigrantes elas são responsáveis por proteger o embrião, além de garantir a dispersão das espécies pelo ambiente. As olho de cabra ou Ormosia arborea são sementes lindas, bicolores e muito utilizadas como amuletos ou peças para artesanato.

Elas dão origem ao nome popular, olho-de-cabra, pelo seu padrão de coloração (vermelhas e pretas) que lembra os olhos de ovinos. São atrativas para a fauna, pela sua coloração e não são digeridas por isso são dispersadas nas fezes dos animais que a consome. Para germinação precisam passar por um processo de escarificação.

A árvore olho de cabra é endêmica do Brasil e muito comum na Mata Atlântica. Pode atingir de 15m a 20m de altura. Possui copa densa, ampla e globosa, ornamental, que proporciona ótima sombra, podendo ser empregada na arborização urbana de ruas, parques e praças (dependendo da região, pode perder parcialmente as folhas no inverno).

Indicada para plantio misto na recuperação de áreas degradas e de proteção permanente. A madeira já foi muito utilizada para a confecção de moveis e outros fins, pela sua durabilidade; conhecida como uma espécie medicinal, usada na medicina popular.

 

< Voltar