
Papagaio do Peito Roxo
Foto: Blog Diego – Conhecendo a Fauna e a Flora
Uma espécie endêmica da Mata Atlântica, o Papagaio do Peito Roxo (Amazona vinacea) pode ser encontrado no PEI, na região sul e sudeste do Brasil e é classificada pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais como espécie em perigo de extinção (EN).
A reprodução ocorre nos meses de agosto a dezembro. O casal de papagaios constrói um ninho em um tronco oco onde a fêmea põe dois ovos incubados por cerca de 30 dias. Trata-se de uma espécie frugívora, mas que também consome sementes, folhas e flores.
O Papagaio do Peito Roxo está ameaçado por causa da caça predatória e destruição do seu habitat. Os índios domesticavam este papagaio e usavam as penas para a confecção de adornos. Hoje, é uma das espécies mais cobiçadas no contrabando de animais silvestres.
Essa espécie chega a medir 35 cm de comprimento, com plumagem verde e penas arroxeadas no peito. As penas possuem aspecto escamoso e continuam em torno do pescoço e é eriçada em certas ocasiões. A extremidade da asa é verde-azulada e as partes externas das penas secundárias são vermelhas. Seu dorso e cauda são verde-amarelados. O bico é avermelhado com a ponta acinzentada, a íris é vermelha e os pés são cinza.
< Voltar