
Parque chega a 10 mil visitantes
Em um dia simbólico, ensolarado e de muita luz o parque recebeu Ricardo Kenzo Ismael Netto, de 14 anos − o visitante de número 10 mil a conhecer o PEI. Acompanhado dos pais, Carlos Renato Ismael Netto e Ivete Sayuri Suguita Ismael Netto, o jovem que possui limitação intelectual e epilepsia pode ter, após um longo período de restrições por causa da pandemia, contato com a natureza e a experiência de andar pela passarela elevada que sobrevoa a mata e trilhas que introduzem os visitantes ao bioma da Mata Atlântica. O parque está preparado para receber qualquer tipo de público com necessidades especiais.
Para Carlos Renato, o PEI é um oásis próximo de São Paulo. “Foi uma visita maravilhosa nesse momento que ainda estamos em meio a uma pandemia. Um alento a quem ficou meses preso em casa. Esse contato com a natureza é maravilhoso. Senti que meu filho relaxou bastante e aproveitou muito a visita. Pudemos arejar a cabeça. Dez mil visitantes representa uma conquista muito importante para o parque e que muito mais pessoas possam conhecer esse local”.
A marca de 10 mil visitantes foi muito valorizada por toda a equipe do PEI, desde aqueles que fazem a manutenção das estruturas, recepção e agendamento das visitas e pela equipe de monitores. “O destino colocou o Ricardo para estar aqui hoje, como o visitante 10 mil. Sentimos muita gratidão por presenciar esse momento. E que todos os visitantes sintam-se presenteados e abraçados pela Mata Atlântica – fazemos parte de uma maravilhosa história”, ressaltou Margarete Koga, gerente operacional do parque.
Moradores do bairro da Saúde, em São Paulo, a família Ismael Netto se mostrou bastante feliz com o passeio e com o presente que Ricardo recebeu do parque, um prato de cerâmica com suporte. Na parte interna, foi estampado em relevo uma folha de espécie de árvore da Mata Atlântica. A lembrança dada ao visitante de número 10 mil foi encomendada pelo PEI para as fundadoras do projeto social Rede Balsear, Ana Lúcia de Carvalho e Vanderléa Rochumback Dias.
O projeto Rede Balsear nasceu em 2014, criado pela Fundação Criança com apoio da montadora de veículos Scania, com o objetivo de gerar complementação de renda para as famílias carentes que vivem na região dos bairros Santa Cruz e Capivari. As mulheres da região receberam capacitação e equipamentos para a confecção de cerâmicas.
“A data sempre será lembrada por nós e há muito tempo aguardávamos por esse momento, mas a pandemia veio e o foco mudou… Foi necessário adiar as visitas agendadas e cuidar das pessoas, visitantes e colaboradores do Parque. Mas acredito muito no que diz a Bíblia ‘tudo tem seu tempo e há o tempo certo para todo propósito debaixo do céu’, ressaltou Koga.
O parque nesses três anos de atividade buscou não apenas receber as pessoas, mas fazer com que elas se sentissem importantes para o propósito de preservação e conservação de um dos principais biomas do Planeta, a Mata Atlântica.
< Voltar