Blog Educação Ambiental, Acessibilidade
e Inclusão Social

< Voltar

Projeto Pró-Mel SBC realiza quarta aula no parque

Em um dia de sol no Parque Ecológico Imigrantes, o projeto Pró-Mel promoveu a quarta etapa de capacitação sobre “como criar abelhas sem ferrão”. Com uma abordagem prática, a aula ao ar livre teve como instrutor o professor Celso Barbiéri Júnior, da Universidade de São Paulo, que demonstrou os processos de manejo para a transferência de colmeias.

Como forma de integrar os participantes do projeto, Márcio Takiguchi – coordenador do Pró-Mel SBC pelo Rotary Club de SBC e as professoras do Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva da Unifesp, Fabiana E. Casarin e Michelle Manfrini Morais Vatimo, coordenadoras do projeto, recepcionaram a todos com um café da manhã antes do início das atividades.

Entre os principais tópicos abordados pelo professor Barbiéri, durante a aula, destaca-se a demonstração da transferência de abelhas entre colmeias de forma minimamente invasiva, para garantir a segurança das abelhas durante a realocação.

O professor realizou a operação permitindo a unificação estratégica para fortalecer a população. Além disso, foi realizado o processo inverso, com o retorno das mandaçaias à colmeia de origem assegurando sua adaptação e continuidade saudável.

 

Durante as demonstrações, os alunos receberam orientações detalhadas sobre o funcionamento das caixas e a identificação do mel maduro. No trato das abelhas Jataí, com manejo de transferência de isca para a caixa, foi demonstrado o procedimento após a isca permanecer habitada por pelo menos 60 dias.

De acordo com o professor Barbiéri, “nesse estágio, a colmeia está pronta para ser transferida para uma caixa adequada, proporcionando um ambiente mais seguro e favorável ao seu desenvolvimento”.

Após a aula prática, os alunos participaram de uma trilha guiada pelos instrutores do parque. Durante o percurso, conheceram o local e apreciaram um pouco das belezas naturais preservadas do PEI, um encerramento perfeito para o dia.

“A gente acredita que essa aula proporcionou aos participantes uma rica experiência, no entendimento de como funcionam as técnicas de manejo sustentável na meliponicultura”, explicou a professora Michelle Vatimo. Ela explica que aula prática é importante, pois permite a interação direta dos alunos com as técnicas aplicadas.

O Pró-Mel SBC é fruto da parceria entre o PEI; a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Campus Diadema; o Rotary Club de SBC e o Rotary de Pasadena, nos Estados Unidos, patrocinado pelo Rotary Internacional, através do Subsídio Global. O curso conta com o certificado de extensão emitido pela universidade.

< Voltar