Blog Educação Ambiental, Acessibilidade
e Inclusão Social

< Voltar

Fotógrafo quilombola descobre novo aracnídeo

Uma nova espécie de aracnídeo foi descoberta na Mata Atlântica pelo fotógrafo quilombola Ednardo Martins, na Reserva Biológica da Mata Escura, no norte de Minas Gerais. Menor que a palma de uma mão, de pernas pretas cobertas de espinhos e dorso ligeiramente esverdeado, Cajango ednardoi foi batizada com o nome do autor do seu primeiro registro fotográfico.

A descoberta, feita em 2022, só ficou conhecida anos depois, após Ednardo compartilhar a foto na plataforma de ciência cidadã iNaturalist, onde a imagem chamou a atenção do pesquisador Adriano Kury, do Museu Nacional da UFRJ.

No entanto, em um primeiro momento, o pesquisador da UFRJ acreditou se tratar de uma espécie de opilião que não era registrada desde 1940. Mas na verdade a descoberta era ainda mais surpreendente. Tratava-se de uma nova espécie de aranha.

Após ver a foto de Ednardo no iNaturalist, Adriano foi a campo e conseguiu enfim documentar e coletar dados suficientes para identificação do animal, a partir de análises morfológicas mais detalhadas. E o Cajango ednardoi realmente é o primeiro exemplar do gênero com ocorrência no estado mineiro.

A nova espécie foi descrita em artigo publicado em janeiro de 2025 no periódico Zootaxa, assinado pelos pesquisadores Adriano Kury e Alexia Granado, ambos do Museu Nacional da UFRJ.

Fonte: (o)eco

Foto: Adriano Brilhante Kury

< Voltar