
São Bernardo do Campo permanece na fase amarela
O boletim sobre os casos de contaminação e óbitos por causa do novo coronavírus em São Bernardo do Campo, do mês de agosto, mostra que a cidade permanece na fase amarela onde bares, restaurantes e salões de beleza podem abrir com restrições, segundo a Prefeitura. O índice de isolamento social da cidade girou em torno de 44% entre os dias 23 e 27/8. O total de contaminados chegou a 23.963 e de mortes a 744.
A zona rural − que compreende o local onde está localizado o PEI − registrou 246 casos confirmados de contaminação pelo vírus. Desse número, 57 foram no bairro Tatetos, 91 no Santa Cruz, 21 no Varginha, 35 no Curucutu, 17 no Capivari e 25 no Taquacetuba.
Hoje, a ocupação de leitos públicos da Rede Municipal de Saúde, por causa da pandemia, registra 298 internações, entre confirmados e suspeitos. Dos leitos de UTI para atendimento da Covid-19, 77% estão ocupados. Já os leitos de enfermaria registram ocupação de 50%.
Na reabertura, os espaços precisam evitar a formação de filas; promover a limpeza constante do local no período de atendimento; observar a distância mínima entre os usuários; disponibilizar, em local visível, álcool gel para os clientes e funcionários; sempre que possível, atender mediante agendamento prévio; e estimular o home office para pessoas de grupo de risco e mães com filhos pequenos.
O site da prefeitura disponibiliza a relação de tipos de estabelecimentos autorizados a reabrir, entre eles bancos e lotéricas, templos religiosos, cartórios, escritórios em geral e feiras livres.
As casas noturnas, buffets, cinemas, escolas públicas e privadas e teatros continuam impedidos de funcionar. Dessa forma, o distanciamento social continua sendo fundamental para barrar o avanço da pandemia.
Proteja sua família e, em especial, as pessoas que estão no grupo de risco. Em breve estaremos juntos novamente, em meio à Mata Atlântica do Parque Ecológico Imigrantes.
< Voltar