Blog Educação Ambiental, Acessibilidade
e Inclusão Social

< Voltar

SBC luta pela preservação da Mata Atlântica

A área de floresta remanescentes de Mata Atlântica onde está localizado o Parque Ecológico Imigrantes, no entorno do Parque Estadual Serra do Mar, é uma das maiores e mais bem preservadas do país. Mesmo assim, em locais próximos às margens da Represa Billings, os parques convivem com flagrantes de pesca clandestina, caça e desmatamento ilegal em São Bernardo do Campo.

A cidade não está entre as que mais desmataram o bioma no período de 2019 a 2020. Mesmo assim é necessário ampliar a fiscalização e lutar contra as práticas que impactam as regiões de florestas próximas à represa. Segundo relatório da ONG SOS Mata Atlântica, feito em conjunto com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), as dez cidades que mais destruíram a Mata Atlântica nos últimos dois anos ficam nos estados de Minas Gerais, Bahia e Mato Grosso do Sul.

Esses municípios concentram 21% da destruição no bioma ou 13.053 hectares no período citado. O valor representa uma pequena queda em relação ao período anterior, no qual foram derrubados 14.502 hectares. O bioma é o mais devastado do país e possui só pouco mais de 12% de sua cobertura original. O relatório sobre o desmate geral, publicado em maio, aponta que a perda de vegetação está estável, mas em um patamar alto para um bioma muito ameaçado.

< Voltar