Blog Educação Ambiental, Acessibilidade
e Inclusão Social

< Voltar

Um inverno atípico no Sudeste

Apesar de o frio ainda não ter chegado ao PEI, o inverno começou formalmente no dia 20 de junho, às 18h44. De acordo com a maioria dos meteorologistas, essa estação do ano em 2020 não terá, na média, temperaturas tão baixas.  Se comparar com anos anteriores, as ondas de frio não chegarão com a mesma frequência no decorrer de junho e, por isso, espera-se temperaturas acima da média no Sudeste.

Nesse período no PEI algumas espécies de árvores perdem as folhas ou mudam de cor e a aparição dos animais é menos frequente. Como em todo hemisfério sul os dias serão mais curtos e as noites mais longas, com a diminuição da presença do sol. De forma geral, na região, nos meses de junho, julho e agosto, a temperatura mínima pode atingir menos de 10ºC em alguns períodos do dia.

A Mata Atlântica presente no parque possui uma formação florestal chamada de ombrófila (de origem grega) densa, que significa “amigo das chuvas”, por isso, a principal característica ecológica são as elevadas taxas de precipitação pluvial nas encostas da Serra do Mar. Além disso, a região é marcada pelas árvores de copas altas, que formam uma cobertura fechada, o que contribui para aumentar a sensação de frio.

O inverno vai até o dia 22 de setembro. De acordo com o relatório do Portal Clima Tempo, o resfriamento que está ocorrendo no Pacífico não deve ter impacto relevante na atuação das frentes frias no Brasil durante este inverno.

O Atlântico Norte ainda está com temperatura acima do normal,  o que vai fazer com que a chuva se prolongue além do período normal no norte das Regiões Norte e Nordeste. O Inverno de 2020 será  com a característica seca acentuada e com poucos eventos de frio que irão realmente chamar a atenção da população no centro-sul do Brasil.

< Voltar