Blog Educação Ambiental, Acessibilidade
e Inclusão Social

< Voltar

Você sabia que 80% de SBC está sob proteção ambiental?

imagem: Atlas SocioAm­biental de SBC

A área de São Bernardo do Campo (SBC) tem maior prevalência urbana ou de florestas? Essa é uma pergunta que confunde e engana, porque quem pensa que a resposta está na prevalência das ruas, prédios e no barulho do trânsito se engana. De acordo com o Atlas SocioAmbiental da cidade, um importante trabalho da Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal, mais de 80% do território de SBC tem características de cobertura vegetal e está sob proteção da legislação ambiental.

Só para ter ideia, além do Parque Ecológico Imigrantes, a cidade conta com o Parque Estadual da Serra do Mar, Parque Estadual Águas da Billings, Parque Natural Municipal Virgilio Simonato (Estoril), Reserva Indígena Tenondé-Porã, Área Tombada da Serra do Mar, Áreas de Preservação Permanente (APP) de Nascentes e Córregos e Áreas Tombadas e em Processo de Tombamento pelo Compahc (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de São Bernardo do Campo), entre outras.

A maior parte da cidade se encontra nas classificações criadas pela Unesco, em 1994, chamadas de Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo (RBCV) e Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. São regiões que possuem relevante valor ambiental para a humanidade e foram denominadas assim para delimitar e proteger áreas naturais em todo o mundo.

< Voltar