Blog Educação Ambiental, Acessibilidade
e Inclusão Social

< Voltar

O reconhecimento institucional ao longo do ano

Um período rico em ações institucionais que extrapolaram os limites do parque para estabelecer relacionamento com a sociedade. 2022 foi o ano onde o PEI expandiu os laços com órgão públicos, privados, entidades de classe, associações e órgãos do terceiro setor. Acompanhe os acontecimentos.

Parceria com a Unifesp

O Parque Ecológico Imigrantes (PEI) tem sido um importante espaço para a pesquisa de campo realizada por alunos e professores do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da Unifesp – Campus Diadema (ICAQF). A parceria, que completou dois anos em 2022, tem evoluído e movimentado o parque com incursões de pesquisadores e alunos para a realização de experimentos em períodos diurnos e noturnos. O início do cronograma de incursões na floresta foi bastante impactado pela pandemia. As atividades começaram a se intensificar com a chegada do verão em 2021 e se intensificaram este ano.

Conselho Municipal de Turismo 

Em fevereiro, o Diretor do PEI, Márcio Koiti Takiguchi, recebeu das mãos do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, o Sr. Hiroyuki Minami, o certificado de posse como mais novo membro do Conselho Municipal de Turismo de São Bernardo do Campo (SBC). O objetivo do parque é colaborar na concepção e implantação de políticas públicas de estímulo ao turismo sustentável.

 

Medalha de Honra ao Mérito Ambiental

Em virtude das comemorações do Dia Internacional do Meio Ambiente, a Câmara Municipal de Vereadores de São Bernardo do Campo concedeu medalha de Honra ao Mérito Ambiental ao diretor do Parque Ecológico Imigrantes, Marcio Koiti Takiguchi, e representantes de outras iniciativas ambientais da cidade. O evento foi realizado em junho no Plenário Tereza Delta e foi presidido pelos vereadores Maurício Cardozo e Jorge Araújo e realizado.

Congresso Acadêmico da Unifesp

No mês de junho três trabalhos científicos – frutos da parceria entre o parque e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Campus Diadema – foram apresentados no congresso acadêmico da universidade, cujo tema central foi “Universidade, Conhecimento e Democracia”. Os trabalhos com a participação do PEI foram expostos na sessão específica sobre Evolução e Ecologia Animal apresentada pelas professoras Carla Poleselli Bruniera e Camila de Toledo Castanho.

Selo Solidariedade

Em dezembro, o parque mais uma vez foi homenageado com o Selo Solidariedade, concedido pelo Fundo Social de Solidariedade de São Bernardo do Campo. Na oportunidade, o Fundo Social homenageou as 84 empresas e instituições que apoiaram as ações desenvolvidas pelo órgão junto a 50 entidades do terceiro setor. O evento reuniu cerca de 300 convidados no Sítio São Jorge, do bairro Demarchi.

< Voltar