Blog Educação Ambiental, Acessibilidade
e Inclusão Social

< Voltar

Um registro da memória do Parque Ecológico Imigrantes

Os principais momentos que marcaram o ano de 2022 não poderiam deixar de serem lembrados. Para encerrar o ano, selecionamos algumas imagens das visitas de diversos públicos e entidades bem como o registro das pesquisas das universidades e escolas. Relembre com a gente

Fotógrafo Silvestre Silva

Durante o mês de março, o PEI teve a honra de receber o fotógrafo Silvestre Silva – um dos mais importantes profissionais do fotojornalismo ambiental. Ele esteve no parque em busca de imagens das quaresmeiras para o seu projeto (em andamento) chamado “Árvores Floridas da Mata Atlântica”.

Entidades do Fundo Social 

Em abril, o PEI teve o prazer de iniciar as visitas das entidades ligadas ao Fundo Social de Solidariedade (FSC) de São Bernardo do Campo, em parceria com a loja McDonald’s, da Rodovia dos Imigrantes. Ao final dos passeios, a lanchonete ofereceu aos visitantes refeições de graça. Ao todo, 8 entidades assistenciais visitaram o local ao longo do ano. Foram elas: Casa São Vicente de Paulo, Associação Beneficente Cantinho da Meimei, Casa dos Velhinhos Dona Adelaide, Associação Belenzinho de Assistência Social ABAS, Instituto Maria José, Grupo Assistencial Boréia, Instituto Geração Futura e Instituto Monsenhor Antunes.

Encerramento da Semana do Meio Ambiente

A prefeitura de São Bernardo do Campo (SBC) escolheu, em junho, o PEI para encerrar o calendário de atividades e comemorações da Semana Mundial do Meio Ambiente. Na oportunidade, um grupo de cerca de 20 munícipes realizou um passeio de aventura inesquecível.

Pesquisadores monitoram “moradores” de bromélias

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da aluna de Ciências Biológicas da Universidade Federal de São Paulo – Unifesp, campus Diadema, Rafaela dos Santos envolveu a identificação dos chamados Bromeligenous, espécies de anfíbios (sapos, rãs e pererecas) que têm o ciclo de vida associado às águas da chuva acumulada nas bromélias. Coordenado pela professora Cinthia Aguirre Brasileiro, o projeto está mapeando a distribuição das espécies Scinax cf. perpusillus e Dendrophryniscus imitator.

Projeto investiga distribuição de abelhas e vespas

O mestrado da aluna Juliana Abud Quagliano, orientada pelos professores Thomas Püttker e Fabiana Elaine Casarin dos Santos investigou no PEI a distribuição de abelhas e vespas no ambiente de Mata Atlântica. Foram instaladas 120 armadilhas de pratos para a captura de exemplares, que estão sendo identificados com o objetivo de gerar informações sobre o número e a identidade das espécies presentes na região.

Escola bilíngue Maple Bear

O passeio da Escola bilíngue Maple Bear foi realizado com um grupo de crianças de até 5 anos. O material didático da escola é dividido por unidades e uma delas aborda o tema Floresta Tropical ou Rainforest, em inglês. As crianças relembraram em inglês os nomes das partes que compõem a estrutura das plantas, de espécies de insetos, répteis, mamíferos e outros animais. Além disso, identificaram as cores de flores, folhas, rochas e outros elementos naturais.

Jovens do Rotary

No mês de agosto um grupo da juventude do Rotary Club São Bernardo do Campo Novo Horizonte, teve a oportunidade de visitar o PEI. O clube, entre outras atividades, trabalha a inclusão social por meio da educação e de projetos de economia criativa.

PEN Life International School

Cumprindo com uma agenda de visitas das mais diversas escolas, o PEI recebeu durante o mês de setembro, a escola PEN Life International School, de São Bernardo do Campo, que promoveu aos alunos do segundo ano do ensino fundamental uma aula de estudo do meio, parte integrante de seu projeto de Educação Ambiental.

Curso de Monitoria Ambiental Senac

No âmbito da parceria entre o Parque Ecológico Imigrantes – PEI e a unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac, de São Bernardo do Campo, o parque recebeu, para uma aula prática, a visita de um grupo de 17 alunos do curso de Monitoria Ambiental.

Escola estadual Dom José Maurício da Rocha

De Bragança Paulista, no interior de São Paulo, alunos e professores da escola estadual Dom José Maurício da Rocha, organizaram uma visita ao PEI com olhar específico: conhecer as soluções de engenharia e arquitetura sustentável que levou o parque à conquista da certificação internacional AQUA-HQE, da Fundação Vanzolini.

< Voltar