Blog Educação Ambiental, Acessibilidade
e Inclusão Social

< Voltar

Jurubeba, planta medicinal

Foto: portal Candeias Bahia

Comum em quase todo o território brasileiro, em bioma Mata Atlântica, como o Parque Ecológico Imigrantes, a jurubeba-falsa (Solanum variabile), também conhecida como jurubeba ou jurubeba-velame, é uma espécie de arbusto geralmente encontrada em locais úmidos e terrenos elevados. A origem do nome vem do latim “variabile”, variável, pela enorme variação nos pelos e no formato das folhas.

É uma espécie arbustiva que gera frutos do tipo baga de cor verde-clara, quase amarelados. O caule é espinhoso, e tanto as partes da planta como o fruto têm gosto amargo. As folhas são sinuosas, sendo lisas na parte superior e peludas na parte inferior.

As principais propriedades medicinais da jurubeba são relacionadas à sua forte ação antioxidante e digestiva, o que auxilia no trato intestinal. A planta é composta de muitas fibras insolúveis e tem substâncias terapêuticas que estimulam a digestão, evitam a acidez no estômago e reduzem os gases. Além disso, são conhecidas também as propriedades antiinflamatórias e diuréticas naturais, o que ajuda a purificar o sangue e desobstruir o baço e o fígado.

Por seus atributos curativos serem conhecidos por diversos povos e populações tradicionais, a espécie faz parte da relação de plantas para o desenvolvimento de fitoterápicos do Sistema Único de Saúde (SUS). As propriedades medicinais são comprovadas, mas é recomendado o acompanhamento de um profissional durante o uso, já que pode causar efeitos colaterais, atacando principalmente o sistema digestivo. Portanto, deve ser consumida com moderação.

Planta de fácil cultivo, sendo muito comum o aproveitamento de frutos de plantas espontâneas. A propagação é feita por sementes. O plantio é efetuado sempre no início do período chuvoso, em espaçamento 1,5 x 1,0 m e com adição de matéria orgânica e 300g de adubo orgânico nas covas de plantio. Embora as plantas tenham boa adaptação a diversos ambientes, a produção de frutos é maior em solos bem drenados e ricos em matéria orgânica.

A Jurubeba também pode ser cultivada em casa, em pequenas hortas. O plantio é realizado por meio de sementes que podem ser recolhidas de outras plantas ou compradas. A planta parece um arbusto e pode alcançar altura entre 1,5 metro e 2,5 metros.

< Voltar