
As árvores na educação ambiental
Para cada olhar sobre a natureza há um aprendizado. O conhecimento e a compreensão sobre os fenômenos naturais podem ocorrer de forma sistematizada, como na ciência. Ou de forma natural, como no convívio direto e percepção livre sobre acontecimentos do meio ambiente. As árvores da Mata Atlântica são ricas em fornecer ensinamentos no processo de educação ambiental e desempenham papel essencial na conservação de ecossistemas, biomas e no abrigo da biodiversidade.
Das árvores podemos extrair inúmeros conceitos que ajudarão o homem a entender a importância de preservá-las. De acordo com Bruno Barbanti, biólogo do PEI, as árvores exercem, entre outros papéis, a manutenção do solo e dos recursos hídricos. São extremamente importantes para manter as fontes de água em determinadas regiões. “Locais sem vegetação tendem a ser mais áridos, secos e não dão suporte à vida”, explica o especialista.
Se a água é tratada como bem essencial à vida, as árvores são fundamentais para mantê-la. “São as árvores que mantêm os nutrientes do solo, que o faz rico, pela decomposição de folhas, flores e frutos. Portanto, a maioria dos animais só existe por causa da vegetação e raízes, ressalta Barbanti. Servem como fonte de alimento e abrigo para diversas espécies de animais.
De acordo com Davi de Aquino Costa, monitor do PEI, as espécies de árvores presentes no parque possuem características importantes para a harmonia do bioma local. “Algumas se destacam pelos frutos, como é o caso do Cambuci e outras pelas flores, como o Manacá da Serra. E ainda há aquelas com características curiosas como é o caso da Embaúba, que possui uma relação simbiótica com as formigas, às quais vivem em seu interior e saem em defesa da árvore quando algum predador aparece para comer suas folhas”, destaca Costa. O macaco Bugio, um dos habitantes do PEI, é um dos animais que se alimentam das folhas da Embaúba.
Nesse sentido, a derrubada de árvores por meio das queimadas e do desmatamento impactam de forma contundente o equilíbrio dos ecossistemas. Isso leva animais à extinção e à uma série de problemas ambientais como mudanças no regime de chuvas, secas e morte das nascentes dos rios. Além disso, as árvores são capazes de realizar fotossíntese, processo onde absorvem a luz solar e o gás carbônico do ar e liberam gás oxigênio.
O termo árvore não é utilizado para referir-se a todos os grupos de plantas. As árvores caracterizam-se por serem plantas lenhosas de grande porte com caule do tipo tronco. O tronco das árvores não possui ramificações na parte inferior e a superior é folhosa e forma a chamada copa. A árvore é copa baixa quando ocupa mais de 50% de sua altura total, e a de copa alta, quando ocupa menos de 50% da altura total.
< Voltar