
Dia Mundial do Meio Ambiente
Foto: vecteezy.com
Como área de proteção e preservação, o PEI se configura como ator de extrema importância para a preservação da Mata Atlântica e vetor da Educação Ambiental na região do Curucutu, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Por essa relevância, o parque se sensibiliza e apoia todos que lutam pela preservação do meio ambiente e celebra junto com você o Dia Mundial do Meio Ambiente, no próximo 5 de junho.
Com o objetivo de chamar a atenção da população global para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais a data foi instituída pela Organização das Nações Unidas, em 1972, na Conferência de Estocolmo, na Suécia. O primeiro evento organizado pela entidade para discutir questões ambientais de maneira ampla.
No contexto de reflexões sobre a data, é importante ressaltar o papel do PEI em estar disponível para que as pessoas consigam vivenciar na Mata Atlântica os preceitos da Educação Ambiental. O parque foi pensado, projetado e construído respeitando os princípios socioambientais, nos quais a inclusão social está intimamente relacionada à conservação do meio ambiente.
O espaço tem como filosofia a palavra japonesa Mottainai, que exprime a ideia de aprendermos a reconhecer o valor dos recursos naturais e, a partir disso, aproveitar tudo com respeito, gratidão e sem desperdício. Contra a cultura do consumo sem medida, o ato de educar precisa hoje formar pessoas dispostas a colocar em prática um modo de vida voltado à preservação e o reaproveitamento dos recursos disponíveis.
Um dos fatos mais importantes a ser lembrado no Dia Mundial do Meio Ambiente é que, durante a Conferência de Estocolmo, foi concebido um importante documento político chamado Declaração da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano. O primeiro documento a reconhecer o direito humano a um meio ambiente de qualidade e que permite ao homem viver com dignidade. O evento contou com a presença de chefes de 113 países e mais de 400 instituições governamentais e não governamentais.
< Voltar