Campanha São Paulo sem fogo
Estamos vivendo um momento de grande risco para as florestas. O inverno, período do ano onde as chuvas são escassas, associado ao aumento da temperatura, representa uma conjunção de fatores que podem ocasionar grandes queimadas, colocando em risco florestas como as do PEI.
Por essa causa, o parque se sensibiliza e apoia a ação do Governo de São Paulo, denominada “SP Sem Fogo”. Trata-se de uma campanha que alerta para o risco de incêndios florestais e queimadas em todo o território paulista em decorrência das altas temperaturas e da estiagem.
Para chamar a atenção da população para o problema, o governo instalou na Avenida Paulista, na altura do Sesc, na região central da capital, uma réplica da “onça-pintada”. A intervenção urbana foi colocada sobre um dos relógios da via e ornamentado com folhas verdes. A réplica da espécie ameaçada de extinção chama atenção para o problema das queimadas florestais.
Ao todo, a campanha de conscientização abrange 30 pontos na Avenida Paulista, entre painéis digitais e estáticos. Os alertas estão sendo levados a áreas com grande circulação de pessoas, como terminais de transporte público, rodovias, postos do Poupatempo, relógios de rua e pontos de ônibus, além de mensagens em veículos de comunicação e internet.
É de extrema importância que a população não queime lixo ou jogue bitucas de cigarro em vias públicas ou terrenos. Quem solta balões comete crime ambiental, com pena de um a três anos de detenção e pagamento de multas. As denúncias podem ser feitas diretamente à Polícia Militar Ambiental ou ao Corpo de Bombeiros pelos telefones 190 e 193.
< Voltar