Blog Educação Ambiental, Acessibilidade
e Inclusão Social

< Voltar

Conheça o Pacto Trinacional da Mata Atlântica

O Pacto Trinacional da Mata Atlântica é uma das 10 Iniciativas de Referência da Restauração Mundial reconhecidas pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), da ONU, e mostra como os defensores do meio ambiente, como é o caso do Parque Ecológico Imigrantes, estão reparando as paisagens danificadas no âmbito da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas.

Ao todo são 300 organizações que trabalham desde 2009 para preservar e restaurar o que restou desse bioma. Elas estão protegendo espécies ameaçadas, como a onça-pintada e o mico-leão dourado. Assegurando o abastecimento de água para as pessoas e para a natureza, combatendo e criando resiliência à mudança climática e gerando milhares de empregos.

Cerca de 700 mil hectares de terra já foram restaurados e o objetivo é proteger e reviver um milhão até 2030 e 15 milhões até 2050 – uma área maior do que todo o Nepal, Grécia ou Nicarágua.

A Mata Atlântica já cobriu uma vasta faixa do Brasil, Paraguai e Argentina (por isso trinacional). Mas cinco séculos de exploração madeireira, expansão agrícola e o crescimento implacável de cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, reduziram-na a fragmentos.

< Voltar