Blog Educação Ambiental, Acessibilidade
e Inclusão Social

< Voltar

Espécies de anfíbios são ameaçados por queimadas na Amazônia

A destruição de áreas na floresta Amazônica começa a impactar o regime de chuvas no sudeste do Brasil e podem ameaçar espécies de anfíbios na Mata Atlântica. É o que indica um estudo realizado por Lucas Ferrante, do Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia). De acordo com a pesquisa, espécies nativas de rãs correm risco de extinção com a redução das chuvas trazidas pelos rios voadores amazônicos.

O levantamento mostrou que as secas severas diminuíram a população da rã de corredeira (Hylodes sazimai), que habita florestas de apenas quatro cidades brasileiras. Adaptações em seus corpos podem ser insuficientes para escapar da extinção em um curto prazo.

A mata atlântica tem a maior biodiversidade de anfíbios do mundo. Por outro lado, o maior declínio mundial desses animais, segundo estudo. Mudanças climáticas, doenças e fragmentação dos habitats dizimam anfíbios globalmente.

Pesquisadores usaram satélites da Nasa para rastrear o percurso dos rios voadores que levam chuvas para os habitats das rãs. Medindo 2,5 cm, elas vivem entocadas em riachos de florestas de Campinas, Poços de Caldas (MG), Caldas (MG) e Areado (MG).

A equipe observou diminuição das chuvas e umidade nos solos dessas regiões, relacionadas ao aumento das temperaturas do oceano Atlântico, causado pelo aquecimento global.

< Voltar