Blog Educação Ambiental, Acessibilidade
e Inclusão Social

< Voltar

Maritaca: falante e inteligente

Foto: Agro 2.0

Consideradas “primas” dos periquitos e papagaios, as maritacas pertencem à família dos psitacídeos, isto é, são aves muito inteligentes que possuem o cérebro bem desenvolvido possuindo a capacidade de imitar diversos tipos de sons e palavras.

Dentre as diversas formas populares e regionais, a maritaca é também chamada de maitaca, baitaca, cocota, humaitá, maitá, sôia, suia, caturrita, entre outras tantas. Existem diversas espécies de maritacas, mas todas são menores que os papagaios, têm cauda curta e a região ao redor dos olhos sem pelos.

A época de reprodução da ave maritaca ocorre entre os meses de agosto e janeiro. Bem reservados, os casais se afastam do grupo e utilizam ninhos em árvores para proteger os futuros filhotes. Outra curiosidade é que são aves monogâmicas mantendo o mesmo parceiro por toda a vida.

foto: Divulgação

Consideradas aves neotropicais, são encontradas em florestas e em cerrados da América do Sul. Entre as espécies de maritaca, as mais comuns são o periquitão-maracanã, com a pelagem predominantemente verde com as laterais da cabeça e do pescoço avermelhadas e íris alaranjada; o periquito-rico, que habita a Mata Atlântica, como a do PEI, que tem coloração verde e as laterais de sua cabeça, de seu peito e de seu abdômen, verde amareladas, a nuca verde azulada, a base das asas amarronzada e o bico é amarronzado com tons mais claros no topo; e a maitaca-verde conhecida por possuir a cabeça com tons de cinza e de azul, o pescoço com uma faixa roxa, um bico amarelo, asas verdes e rabo vermelho.

Na natureza, as maritacas costumam se alimentar de frutas bem maduras e doces, como mamão, abacate, banana, manga e goiaba. Também são consideradas animais frugívoros, pois comem frutos que não são tão doces.

< Voltar