Blog Educação Ambiental, Acessibilidade
e Inclusão Social

< Voltar

Crianças de instituição ligada ao Fundo Social interagem com a natureza

A parceria do Parque Ecológico Imigrantes (PEI) com o Fundo Social de Solidariedade de São Bernardo do Campo inaugurou o ano de 2023 com a visita da instituição Lar da Criança Emmanuel, vinculada à entidade. Essa cooperação mantém um calendário de visitas de instituições do município que atuam no trabalho de apoiar crianças, adolescentes, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“Um passeio como esse pode contribuir com um futuro melhor. As crianças são o futuro. E precisam saber que as plantas e os animais não fornecem só o alimento, mas também ajudam a purificar”, ressalta, Márcio Rogério Rodrigues da Silva, arte-educador do Lar da Criança Emmanuel.

Além de trabalhar em regime de creche, voltado para a guarda, segurança e cuidados das crianças cujas mães trabalham, o Lar da atua com grupos socioeducativos (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Ações Complementares) no intuito de fortalecer as famílias da comunidade, fornecendo-lhes suporte psicossocial.

Para o aluno, Lucas Eduardo Lopes Candido, a visita foi muito educativa. “Gosto muito da natureza desde o tempo em que morei na Bahia e vivia próximo às florestas. O fato de a passarela ser construída com plástico de garrafas pet ajuda a não poluir o mar e outros ambientes naturais. Dá vontade de morar aqui no parque”, ressaltou ele.

De acordo com a aluna, Thalita Beatriz Candido Neto – que estava com medo de encontrar algum animal na trilha –, “foi muito bom estar no parque em meio à floresta, uma oportunidade inesquecível”, pontuou.

A educadora de artes visuais, Solange Aparecida Serafim, conta que achou tudo maravilhoso. “É algo que os alunos não têm no dia a dia. Não tem ar puro que temos aqui. As árvores, as plantas e o conhecimento. A educação ambiental é tudo que eles precisam”.

Com 63 anos de existência, o Lar da Criança Emmanuel é mais uma entidade que contribui com o processo de inclusão social em SBC. As crianças e jovens que participaram da visita proporcionaram a todos os colaboradores do parque mais um dia de grande satisfação e alegria.

< Voltar