Blog Educação Ambiental, Acessibilidade
e Inclusão Social

< Voltar

Curso de Monitoria Ambiental com aula prática

No âmbito da parceria entre o Parque Ecológico Imigrantes – PEI e a unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac, de São Bernardo do Campo, o parque recebeu, para uma aula prática, a visita de um grupo de 17 alunos do curso de Monitoria Ambiental. O programa de capacitação tem o objetivo de ensinar como elaborar roteiros turísticos, guiar grupos de viagem e informar sobre aspectos históricos e ambientais de diferentes locais.

Lívia Martins Costa, que é técnica ambiental formada pelo Senac, explica que escolheu a área de monitoria por conta do prazer em lidar com a conservação e preservação de áreas verdes. “Como venho do mundo corporativo, a área ambiental é, para mim, uma rota de saída para poder atuar ao ar livre e em contato com a natureza”.

Entre os itens explorados pelo curso e durante a visita ao PEI estão a acessibilidade de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, características locais e os impactos socioambientais, técnicas de oratória e comunicação, princípios da educação e legislação ambiental, equipamentos de localização geográfica, estratégias de segurança e primeiros socorros.

A maioria dos alunos achou a visita ao parque muito estimulante. Para a aluna, Sim Sukeban a visita ao PEI realmente é uma imersão na natureza. “Aqui podemos entender que é no meio ambiente onde vamos encontrar soluções para impedir novas pandemias. Como monitor ambiental, espero conscientizar as pessoas para protegê-lo, pois só amamos o que a gente vê. Estar aqui e poder trazer as pessoas é muito importante”, frisou.

Egnaldo Silva, outro aluno do grupo, ouviu falar do parque nas redes sociais. “Essa é a minha primeira oportunidade, estou gostando muito de toda a infraestrutura e do trabalho dos monitores daqui. A questão da acessibilidade é imprescindível. Além de conhecer um pouco mais da vegetação local. Trabalho fazendo trilha há mais de 20 anos e estou procurando uma especialização e profissionalização na área, com mais informação e conhecimento”, explica ele.

Os alunos estão começando o curso de um programa que dura 3 meses. Para se habilitar é necessário ter concluído ou estar cursando o ensino médio e ser maior de 18 anos. Além de ter um celular, tablet ou computador com conexão à internet, caso a turma tenha aulas remotas. O curso tem, também, parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

< Voltar