Blog Educação Ambiental, Acessibilidade
e Inclusão Social

< Voltar

Escola leva projeto “planta pra quê?” ao PEI

Cumprindo com uma agenda de visitas das mais diversas escolas, o PEI recebeu durante o mês de setembro, a escola PEN Life International School, de São Bernardo do Campo, que promoveu aos alunos do segundo ano do ensino fundamental uma aula de estudo do meio, parte integrante de seu projeto de Educação Ambiental. A escola realiza uma série de iniciativas voltadas para as diferentes faixas etárias de educação infantil, ensino fundamental I e II e ensino médio e o parque é essencial para que as crianças possam ter contato com o conteúdo ambiental e acesso à Mata Atlântica.

A orientadora educacional, Fernanda Diniz Pepice Moraes, explicou que para essa turma, em específico, a escola possui um projeto chamado “planta pra quê?” Afinal, para que servem as plantas? “A ideia no PEI foi fazer um período de observação com as crianças intercalando com a proposta de ensino em sala de aula, onde temos uma horta e eles entendem que a gente também planta para comer”.

O objetivo segundo a coordenadora é mostrar variações de plantas e as etapas de floração, frutificação e os processos de interação com os elementos de fauna, como os insetos que são fundamentais para a polinização e a produção de alimentos. “Assim trabalhamos a educação ambiental”, ressalta Moraes.

A professora, Aline Zucatelli da Silva, acredita “que no momento onde muita gente prioriza o consumo sem pensar no descarte consciente de resíduos, reciclagem e reutilização, valorizar isso na escola e interagir  nesse estudo do meio em um parque sustentável é contribuir para que as crianças consigam proteger um pouco mais a Mata Atlântica no futuro”.

Visitas como essas casam perfeitamente com um dos objetivos do PEI – um local concebido para ser, entre outras propostas, um espaço de estudo e reflexão sobre sustentabilidade, proteção e conservação da Mata Atlântica e que apoia o desenvolvimento pedagógico como extensão das aulas teóricas.

 

< Voltar