
Embaúba refloresta e alimenta animais
Foto: site Arado
Alguém já deve ter se deparado, principalmente à noite, com as folhas prateadas e cinzas que brilham em meio às copas verdes das árvores e se perguntar. Que árvore é essa? Trata-se da embaúba, uma das mais belas árvores, também conhecida como árvore-da-preguiça ou imbaíba. Típica do Brasil, ela mede de 4 a 12 metros de altura e é considerada uma das espécies mais importantes da floresta.
Existem cerca de 40 espécies de embaúba no Brasil, que diferem em tamanho e no formato das folhas. Aliás, suas folhas parecem mãos espalmadas, com 7 a 10 “dedos”, sustentadas por uma haste felpuda de 10 a 55 cm de comprimento. A superfície superior das folhas é áspera e a inferior é coberta por uma densa camada de pelos esbranquiçados. A embaúba floresce durante longo período de do ano, predominando em agosto-novembro e os frutos amadurecem em novembro-fevereiro.
Os pássaros têm papel fundamental no reflorestamento quando se aliam à embaúba. Ao se alimentar do fruto alongado, as aves dispersam as sementes da árvore pelas matas onde voam.
Espécies como araçaris, sanhaçus-da-amazônia, sanhaçu-do-coqueiro, tucano-de-bico-preto, saíra-de-bando, sete-cores-da-amazônia são frequentemente observadas fartando-se das “bananinhas”, um fruto doce rico em rico em sementes e energia. Em um quilo de fruto, por exemplo, é possível encontrar cerca de um milhão de sementes.
Os macacos adoram se alimentar com a embaúba, no PEI já foram vistos muito bugios se deliciando com suas folhas. As formigas também se alimentam de um composto doce presente nas “axilas” de suas folhas, produzido especialmente para atraí-las. Em troca, elas fornecem proteção contra predadores. Por isso, cuidado ao mexer nessa planta porque as formigas são bravas.
A madeira da embaúba por ser leve e macia ao corte, com superfície lisa, serve para confeccionar brinquedos, saltos para calçados, lápis e compensados. Na floresta, porém, a espécie ganha importância por ser responsável na regeneração e formação de bosques em territórios desmatados ou ainda quando há uma derrubada na mata.
A embaúba é um gênero presente em quase todos os biomas do território brasileiro – seja no Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica ou Amazônia, em terrenos áridos ou matas ciliares. Essa distribuição tão heterogênea do gênero é natural já que as embaúbas são espécies pioneiras. Com propriedades medicinais, suas folhas e frutos são usados no tratamento da diabetes, sendo úteis também contra a tosse e bronquite. O suco obtido da raiz é um poderoso diurético.
< Voltar